comportamento

9 palavras para sentimentos que você nem sabia que existem

Nos últimos anos os neurocientistas têm trabalhado com uma abordagem diferente no que diz respeito a sentimentos: a noção de que nem tudo é branco e preto. Acredita-se que existam várias nuances entre o que sentimos e, por vezes, nem sabemos exatamente o que é aquela sensação.

Em seu livro The Book of Human Emotions (O Livro de Emoções Humanas, em tradução livre), a pesquisadora Tiffany Watt Smith, do Centro da História das Emoções na Universidade Queen Mary de Londres, na Inglaterra, nomeia várias dessas emoçõesespecíficas e praticamente desconhecidas. “Nomear um sentimento pode ajudar a torná-lo menos desesperador quando você o está sentindo”, disse a cientista em entrevista ao Science of Us. “Todos os tipos de sensações estão acontecendo e entender o que elas são pode nos aliviar.”

No livro Smith destaca 154 nomes de sentimentos que são poucos conhecidos. Conheça 9 deles:

1 – Amae: Em japonês, a palavra indica o sentimento de se aproveitar do amor de alguém para o seu próprio benefício. Se você é daqueles que deixa uma pessoa querida fazer uma tarefa que era de sua responsabilidade só por quis, aprenda a usar essa palavra.

2 – L’appel du vide: Você está na plataforma esperando pelo metrô quando do nada pensa: “E se eu pulasse nos trilhos?”. A expressão francesa l’appel du vide aborda isso, a sensação que nem sempre você pode confiar nos seus instintos.

3 – Awumbuk: Quem nunca ficou imaginando em expulsar a visita de casa, mas se sente meio vazio quando elas finalmente vão embora? Em Papua-Nova Guiné esse sentimento é tão forte que eles passaram a chamá-lo de Awumbuk, o vazio que fica quando os visitantes se vão.

4 – Brabant: Em 1984, Douglas Adams, autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, e o produtor John Lloyd escreveram o livro The Deeper Meaning of Liff: A Dictionary of Things There Aren’t Any Words for Yet-But There Ought to Be(O Significado Profundo da Vida: Um Dicionário das Coisas que Ainda não Têm mas Deveriam Ter Nome, em tradução livre), em que dão nomes a vários sentimentos mirabolantes. Um deles ébrabant, que é o sentimento de empolgação que você sente ao provocar alguém até essa pessoa perder a linha.

5 – Depaysement: Quando você está longe de casa sempre fará coisas que nunca faria se estivesse no conforto do seu lar. Os franceses têm uma palavra para isso: depaysement, o sentimento de ser um forasteiro.

6 – Kaukokaipuu: Por vezes, pessoas que têm ancestralidade de um local ou país sentem saudades e vontade de visitá-lo mesmo sem nunca ter estado lá. Os finlandeses usam a palavra kaukokaipuu para descrever esse sentimento de “vontade de estar em um local distante”.

7 – Malu: Você está todo descontraído conversando com seus amigos quando, de repente, chega o chefe. A presença de uma pessoa de status mais alto deixa todos do grupo desconfortáveis. Para o povo Dusun Baguk, da Indonésia, esse sentimento repentino de inferioridade chama “malu”.

8 – Pronoia: Se paranoia é o que você sente quando tudo parece estar conspirando contra seu bem-estar, pronoia é quando tudo parece estar funcionando a seu favor.

9 – Torschlusspanik: Os alemães encontram uma palavra que resume o que você sente quando um prazo está se aproximando e trabalho ainda não está pronto: torschlusspanik, “o pânico do portão que está se fechando”.

 

 

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Italiano de 99 anos pede divórcio após descobrir caso de esposa em 1940

Após uma vida inteira de casamento, Antonio C., um italiano de 99 anos, decidiu tomar…

9 horas ago

Menina de 6 anos é operada e recebe pinos em perna errada na Paraíba

Uma situação angustiante abalou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande na noite…

10 horas ago

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

3 dias ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

3 dias ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

4 dias ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

6 dias ago