Categories: Ester Chaves

Infância é lugar para voltar sorrindo

“Reinventar-se é ser capaz de colorir a vida com tons que não desbotam diante da resistência das dores.”  Ester Chaves

Quando crescemos, costumamos “reinventar” a infância. Recordamos com lágrimas nos olhos, a imensidão daquele quintal cheio de árvores e mundos por desvelar. A proibição era o gostinho saboroso que temperava a aventura de invadir territórios e sair com as sacolas abarrotadas de frutas. Às vezes, esquecíamos o perigo do flagrante e sentávamos bem perto da mangueira para devorar os produtos do furto. O hálito fresco do vento batendo nas folhas das árvores, a tarde caindo mansa sobre a varanda do mundo, dava a sensação de que jamais seríamos surpreendidos, pois o nosso único crime era o de ser feliz. O medo era passageiro naquele comboio de sorrisos e brincadeiras. Se um amigo não pudesse comparecer à reunião clandestina, recebia em casa uma sacola de frutas mediante a promessa de ressarcir o outro na próxima aventura. E assim, seguíamos, eternos cúmplices, dotados de uma fraternidade inviolável. O suporte na hora de subir o muro mais alto e a sensação de vitória quando estávamos todos do mesmo lado, era a nossa maior demonstração de coragem e cuidado. Depois da travessia, avaliávamos as condições físicas de cada um, detectávamos que não havia arranhões nem blusas rasgadas, e seguíamos desbravando os quintais alheios.

Por que buscamos a infância para recordar que um dia fomos felizes?

O crescimento nos endurece um pouco, sem dúvida, mas não devíamos recorrer à infância para escapar do lugar que somos agora. O nosso lugar deve ser acolhedor e as boas lembranças da infância servem para não nos perdermos de nós mesmos, da nossa história. Crescemos, sim. Mas por que não nos reinventar?

Se era bom o cheiro do mato, por que não é mais? Se era bom viajar e conhecer lugares, por que não é mais? Se era bom fazer as coisas mais simples com capricho e alegria, por que não fazer mais?

O automatismo, o “mais do mesmo” nos levam a concluir que o “antes” era melhor que o “agora”. O ser não é um construto completo, está sempre em “vias de tornar-se”. Portanto, a mudança está disponível em tempo integral. A infância é a nossa memória primitiva, costumamos guardar lá os rascunhos de sonhos, a “poeira das nuvens”, os devaneios e as nossas borboletas estampadas. A infância deve ser aquela casa de passeio, onde o visitante já crescido, demora olhando os brinquedos, ri de todas as travessuras, e sente saudade porque viveu da forma mais intensa que podia.

A responsabilidade aparece com o tempo, está no kit do crescimento, assim como estão todos os outros afazeres que às vezes nos distanciam do que fomos, e assim, de vez em quando, mergulhados nessa memória saudosa, nesse recanto inaugural, sentimos saudade da ingenuidade, da forma mansa e corajosa que encarávamos a vida. “Reinventar-se é ser capaz de colorir a vida com tons que não desbotam diante das dores”. Se crescer é doer sem explicação e ficar sem respostas de vez em quando, que possamos retornar à infância para recuperar o fôlego e depois, renovados, colorirmos com graça o privilégio de cada instante. Infância é lugar para voltar sorrindo.

Imagem de capa: La douche à Raizeux, by Robert Doisneau, 1949

Ester Chaves

ESTER CHAVES é uma escritora brasiliense. Graduada em Letras pela Universidade Católica de Brasília e Pós-graduada em Literatura Brasileira pela mesma instituição. Atuante na vida cultural da cidade, participa de vários eventos poético-musicais. Já teve textos publicados em jornais e revistas. Em junho de 2016, teve o conto “Os Voos de Josué” selecionado na 1ª edição do Prêmio VIP de Literatura, da A.R Publisher Editora.

Share
Published by
Ester Chaves
Tags: reinventar

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

12 horas ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

13 horas ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

1 dia ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

3 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

3 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

5 dias ago