Erótica é a alma – Fabíola Simões

Texto de Fabíola Simões

Adélia Prado certa vez escreveu: “Erótica é a alma”. Além de poética, a frase é redentora, pois alivia o peso da sensualidade a qualquer custo, a busca desenfreada pela juventude perdida, a corrida pelos últimos lançamentos da indústria cosmética.

E nos autoriza a cuidar mais da alma, a viajar pro interior, a descobrir o que nos completa. Pois se os olhos são as janelas da alma, de que adianta levantar pálpebras se descortinam um olhar de súplica?

Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade pra ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios; erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo. Erótica é a alma que aceita suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.

Porque não adianta sex shop sem sex appeal; bisturi por fora sem plástica por dentro; lifting, botox, laser e preenchimento facial sem cuidado com aquilo que pensa, processa e fala; retoque de raiz sem reforma de pensamento; striptease sem ousadia ou espontaneidade.

Querendo ou não, iremos todos envelhecer_faz parte da vida. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos_ se você permitir.

O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior_ tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte pra suportar.

Não tem problema cuidar do corpo. É primordial ter saúde e faz bem dar um agrado à auto estima. O perigo é ficar refém do espelho, obcecado pelo bisturi, viciado em reduzir, esticar, acrescentar, modelar_ até plástica íntima andam fazendo!
Aprenda: Bisturi algum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.

Vivemos a era das emergências. De repente tudo tem conserto, tudo se resolve num piscar de olhos, há varinha de condão e tarja preta pra sanar dores do corpo, alma e coração. Como canta Nando Reis, “O mundo está ao contrário e ninguém reparou…”

Desaprendemos a valorizar aquilo que é importante, o que é eterno, o que tem vocação de eternidade.
E de tanto lustrar a carapaça, vivemos a “Síndrome da Maça do Amor”: Brilhantes por fora e podres por dentro.
O tempo tornou-se escasso, acreditamos que “perdemos tempo” quando lemos um livro inteiro, quando passamos horas com nossos filhos, quando oramos ou viajamos com a família. E nos iludimos achando que poderemos “segurar o tempo” cuidando da flacidez, esticando a pele, preenchendo espaços.

Cuide do interior. Erotize a alma. Enriqueça seu tempo com uma nova receita culinária, boas conversas, um curso de canto ou dança. Leia, medite, cultive um jardim. Sinta o sol no rosto e por um instante não se preocupe com o envelhecimento cutâneo. Alongue-se, experimente o prazer que seu corpo ainda pode lhe proporcionar. Não se ressinta das novas dores, da pouca agilidade, dos novos vincos. Descubra enfim que a alegria rejuvenesce mais que o botox.
E não se esqueça: em vez de se concentrar no lustre da maçã, trate de aproveitar o sabor que ela ainda é capaz de proporcionar…

Nota: Este texto tem sido atribuído erroneamente à Adélia Prado. Porém, está registrado na Biblioteca Nacional como obra de Fabíola Simões e é parte integrante do livro “A Soma de todos os Afetos”, de Fabíola Simões

Fabíola Simões

Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

View Comments

  • Oi Fabíola,
    uma amiga me mandou o link do seu blog e adorei! Seu blog é lindo e com temas super interessantes, você escreve muito bem! Já estou te seguindo.
    Seus textos tem muito a ver com o trabalho que realizo com grupos de mulheres aqui em São Paulo.
    Se você permitir, gostaria de postar alguns trechos deste seu texto no meu blog, com o link para o seu.
    Virei sua fã
    Ótima semana
    Bjs

  • Oi Cristiane! Obrigada pela visita e pelo carinho! Fico muito contente que tenha gostado e será uma honra ter meu texto compartilhado no seu blog! Se não conseguir copiar, me passa seu email que envio pra você, ok?
    Ótima semana pra vc tb!!!! Bjos!

  • Wow! This is beautiful and powerful. I ask your permission to translate it into English so I can share it with women of "all" ages.

  • Oi Fabíola, obrigada, fico feliz que tenha gostado de nosso trabalho.
    A postagem com o seu texto sairá na próxima semana, assim que postar te aviso, ok?
    Bjs
    P.S. Posso dar uma sugestão para facilitar comentar no seu blog?
    Retire as letrinas de verificação. É difícil de acertar e agente acaba desistindo...
    É só ir em configurações - comentários - e clicar em Não no item verificação de mensagem.
    Depois inclua a moderação de comentários para não ter surpresas.

  • Senhora escritora,
    Observei que os termos no 4° parágrafo, em nenhum sentido são "nossos", os mesmos que têm nos dominado...
    E a expressão "vocação de eternidade" vou me apropriando como domínio meu.

  • Oi Cristiane!!! Obrigada pela dica! Eu não sabia que estava com verificação de palavras aqui, mas acho que agora consegui tirar, confere? Obrigada por compartilhar o texto, aguardo seu aviso!
    Beijo grande!

  • Thank you! Yes you have my permission to translate into English and share. I only ask to kindly put my name as the author of the text. Thank you!

  • Olá Ricardo! Bem vindo! Obrigada pela referência "Senhora escritora"! Pode se apropriar da expressão, uma honra! Abraço!

  • Olá Fabíola, fiquei encantada com o seu texto, escrevo para terceira idade e coloquei a sua postagem, linkando pra cá. Foi um prazer saber dos seus escritos,Abraço!

  • Fabíola,
    Gosto de brincar com as palavras, mas nunca as levei a sério. Hoje, lendo “Erótica é a Alma” compreendi a beleza e o valor de quem escreve com tanta propriedade e sentimento. Obrigada, por partilhar “A Soma de Todos os Afetos” e fazer desse espaço um templo de delicadezas.

Recent Posts

Anderson Leonardo, do Molejo, falece após luta contra câncer inguinal. Entenda a doença rara

O mundo da música brasileira está de luto com o falecimento de Anderson Leonardo, aos…

15 horas ago

Mãe e sua filha chamam a atenção por morar há três meses no McDonald’s do Leblon

Há quase três meses, a rotina incomum de duas mulheres tem chamado a atenção na…

15 horas ago

Gato usa parque aquático canino para fazer natação e emagrecer

No abrigo Vanderburgh Humane Society, em Indiana, nos Estados Unidos, uma história peculiar ganha destaque:…

1 dia ago

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão: “É necessário parar, respirar e cuidar”

A renomada cantora e ex-participante do reality show Big Brother Brasil, Linn da Quebrada, revelou…

3 dias ago

Porsche que gerou acidente fatal atingiu 156 km/h antes de batida: laudo revela detalhes chocantes

Um laudo da Polícia Técnico-Científica revelou que o Porsche conduzido pelo empresário Fernando Sastre de…

4 dias ago

Davi do BBB24 pede desculpas a Mani Reggo em meio a ‘mistura de emoções’: “Manter meu propósito”

No último domingo, 21 de abril, Davi Brito, vencedor do BBB24, recorreu às redes sociais…

5 dias ago