Neurocientista compartilha 5 dicas para melhorar a memória e saúde cerebral
Foto: Reprodução/TikTok

Em um vídeo viral que está circulando nas redes sociais, a renomada neurocientista e especialista em bem-estar mental, Rachelle Summers, compartilhou cinco dicas valiosas para aqueles que desejam aprimorar sua capacidade de memória e promover uma saúde cerebral otimizada.

O vídeo, originalmente postado no TikTok no ano passado, ressurgiu recentemente, cativando novamente a atenção dos internautas e oferecendo um guia prático e acessível para otimizar o funcionamento do cérebro.

asomadetodosafetos.com - Neurocientista compartilha 5 dicas para melhorar a memória e saúde cerebral
Foto: Freepik

1. A Importância do Sono

Summers destaca a fundamental importância de uma boa noite de sono, recomendando uma média de oito a dez horas por noite. Ela explica que é durante o sono que o cérebro processa e consolida as informações aprendidas durante o dia, ressaltando a relevância desse período para a memória de longo prazo.

 

2. Benefícios do exercício Aeróbico

Além do descanso adequado, a neurocientista enfatiza a necessidade de exercícios físicos regulares, especialmente os aeróbicos, como caminhada, corrida e natação. Segundo Summers, essas atividades não só aumentam a oxigenação corporal e a frequência cardíaca, mas também promovem a memória ao impulsionar o fluxo sanguíneo para o cérebro.

asomadetodosafetos.com - Neurocientista compartilha 5 dicas para melhorar a memória e saúde cerebral
Foto: Freepik

3. Práticas de Mindfulness

A prática da atenção plena, como meditação e manutenção de um diário, é destacada como uma ferramenta poderosa para fortalecer a saúde mental. Summers explica que o mindfulness pode aumentar a espessura do córtex pré-frontal, área crucial para a atenção e memória.

4. Desafiando o Cérebro

Aprender novas habilidades, como um idioma ou um instrumento musical, é incentivado como uma forma de estimular o cérebro. Summers observa que essas atividades não apenas são gratificantes, mas também promovem o desenvolvimento de novas conexões neurais, melhorando a capacidade de memória.

asomadetodosafetos.com - Neurocientista compartilha 5 dicas para melhorar a memória e saúde cerebral
Foto: Freepik

5. A Prática da Recuperação de Memórias

Por fim, Summers destaca a importância de praticar a recuperação de informações sem o uso de ferramentas digitais, como buscadores online. Ela ressalta que recordar ativamente informações fortalece as conexões cerebrais, contribuindo para uma melhor memória a longo prazo.

@rachelle_summers_2♬ original sound – Rachelle

O vídeo de Rachelle Summers no TikTok (@rachelle_summers_) não apenas oferece dicas eficazes para aprimorar a memória, mas também destaca a importância de cuidar da saúde mental e física de forma abrangente.

 

Com informações de MSN



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui