Dormir separado: Saiba por que a tendência do “divórcio do sono” ganha força entre casais
Foto: Freeppik

Desde a pandemia de Covid-19, muitos casais têm enfrentado desafios adicionais em suas vidas cotidianas, e um deles tem sido a qualidade do sono. Para alguns, o ronco incessante do parceiro se tornou um obstáculo insuperável, levando-os a considerar uma solução radical: o “divórcio do sono”.

O “divórcio do sono” é uma prática na qual os casais optam por dormir em quartos separados para melhorar a qualidade do sono. Embora possa começar como uma solução temporária, muitos casais descobrem que preferem essa configuração permanentemente.

Segundo Stephanie Collier, psiquiatra do Hospital McLean, nos Estados Unidos, as razões para o “divórcio do sono” geralmente estão relacionadas à saúde, como o ronco, pernas inquietas, sonambulismo ou visitas frequentes ao banheiro. Esses distúrbios do sono podem perturbar o parceiro e afetar negativamente o relacionamento.

asomadetodosafetos.com - Dormir separado: Saiba por que a tendência do "divórcio do sono" ganha força entre casais
Foto: Freeppik

Uma pesquisa da Academia Americana de Medicina do Sono revelou que mais de um terço dos entrevistados nos Estados Unidos dormem ocasionalmente ou regularmente em quartos separados de seus parceiros, e essa tendência é ainda mais pronunciada entre os “millennials”.

Embora a ideia de dormir separadamente possa parecer incomum em uma sociedade que historicamente valoriza a cama matrimonial, alguns especialistas argumentam que dormir em quartos separados não é uma prática nova. Antes do século 19, era comum os casais dormirem separados, especialmente entre os mais ricos.

asomadetodosafetos.com - Dormir separado: Saiba por que a tendência do "divórcio do sono" ganha força entre casais
Foto: Freeppik

Quais são as vantagens e desvantagens do “divórcio do sono”?

Os especialistas concordam que dormir separado pode levar a um sono mais profundo e regular, promovendo o bem-estar geral. No entanto, alguns casais expressam preocupações sobre a perda de intimidade e conexão emocional.

Para aqueles que consideram o “divórcio do sono”, é importante que ambos os parceiros concordem com a decisão e estejam abertos a encontrar maneiras alternativas de se conectar, como otimizar o tempo juntos fora da cama.

asomadetodosafetos.com - Dormir separado: Saiba por que a tendência do "divórcio do sono" ganha força entre casais
Foto: Freeppik

Enquanto alguns estudos sugerem que dormir juntos pode fortalecer os laços emocionais entre os parceiros, outros indicam que o sono separado pode melhorar a qualidade do sono para aqueles que têm distúrbios do sono.

Embora a prática do “divórcio do sono” possa não ser para todos os casais, parece estar ganhando popularidade em várias partes do mundo. No Reino Unido, por exemplo, o número de casais que optam por dormir separados quase dobrou na última década, de acordo com a National Bed Federation.

Portanto, enquanto muitos podem considerar o “divórcio do sono” como uma solução radical, para alguns casais, pode ser a chave para uma boa noite de sono e um relacionamento mais saudável.

Com informações de BBC



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui