Dezoito anos

Daqui a 2 dias é seu aniversário de 18 anos e passou tão depressa… Há alguns meses você encontrou uma carta que escrevi quando você era recém nascido, um calhamaço de 6 ou mais páginas, escritas com todo meu coração, seladas num envelope muito bem fechado com a instrução de que só abrisse quando tivesse no mínimo 16 anos. Eu havia me esquecido da carta, mas ela O encontrou. Você, que não acredita em sincronicidade nem em sinais do Universo, abriu um livro e lá estava o envelope. Sem me perguntar, você leu. E de alguma forma que não sei explicar, aquelas palavras, escritas há tanto tempo, num apartamento em que nem moramos mais, o comoveram de um jeito inédito, que eu nunca tinha visto. Você desceu as escadas de nossa casa chorando, eu não sabia o que tinha acontecido, e o abracei com força enquanto você soluçava nos meus ombros.

Tento agora me recordar do conteúdo da carta, mas ele me escapa. Você a guardou em algum lugar secreto, só seu, e fico feliz de entender que aquelas palavras fizeram sentido para você.

Enquanto seu pai e eu preparamos a casa para seu aniversário, entre decidir o tipo de mesa que iremos alugar e onde penduraremos os balões, você estuda para entrar numa faculdade pública – mesmo já tendo passado em 3 faculdades particulares aos 17 anos – e se informa sobre o serviço militar. Não tenho palavras para descrever o orgulho que tenho de você. Por ter se tornado um homem bom. Por ter valores tão nobres que me deixam encabulada e de queixo caído por não chegar aos seus pés. Por me ensinar todos os dias a ser resiliente, a não dramatizar tanto e a olhar a vida com olhos de poesia através do gosto apurado pela música, filmes e artes.

Te desejo tantas coisas… que aprenda a dirigir e pegue uma estrada linda, sozinho ou acompanhado, ouvindo uma playlist incrível; banho de cachoeira; beijo apaixonado; amigos em volta de uma fogueira (ou mesmo de uma mesa) bebendo vinho e rindo de velhas histórias; formatura na faculdade; viagens inesquecíveis; conversas íntimas com Deus.

Já não tenho muito a te ensinar. Aos poucos, tenho me tornado “desnecessária”, e isso nem sempre tem sido fácil. Mas preciso me acostumar. Estarei sempre aqui para te dar amor, colo, proteção e conselhos (se você os solicitar). Mas devagarinho percebo que preciso te soltar. Deixar você voar e conhecer o mundo com seus próprios pés. Liberta-lo de meus medos, controle e excesso de proteção. Confiar na sua capacidade de fazer boas escolhas, de ser independente, de enfrentar a vida com tudo de bom e ruim que ela oferece. Permitir que você erre e aprenda com os erros. Tolerar seu sofrimento e não me culpar porque a vida te machucou e eu não estava lá para protege-lo. É, filho, a vida está mudando para mim também. Tenho que aprender novos arranjos, ocupar meu tempo com outros afazeres, aceitar que nosso vínculo nunca deixará de existir, mas que é hora de deixar a capa de “Super-mãe” no armário e assumir uma roupagem mais leve, com menor necessidade de gerência, controle ou medo. Sou apenas uma aprendiz e espero acertar o máximo que puder, desejando sempre – e acima de tudo – sua felicidade. Estarei aqui nos bastidores, te observando, torcendo por você e preparada para ser sua retaguarda sempre que precisar.

Porém, a vida nem sempre será incrível como o acorde perfeito de “Let Down”, do Radiohead. De vez em quando ela será complicada, como a letra enigmática de “Rap God”, do Eminem. Mas, entre o fabuloso e o custoso, a vida será simples, comum, repetitiva e até tediosa, como qualquer baladinha dos anos 80 que a gente já ouviu tantas vezes que acaba não dando tanto valor. Nem todo dia terá um final catártico, apocalíptico ou redentor como o de “Druk”, o filme que assistimos essa semana e que o arrebatou. A maioria dos dias é comum, trivial, com gostinho de feijão com arroz. Então… desfrute o fabuloso. Suporte o complicado. E aceite e tolere o banal. Essa é a sua vida. Com subidas e descidas como a de todo mundo, mas, entre essas duas, com uma linha reta a perder de vista. Difícil, muitas vezes complicada, mas, acima de tudo, fantasticamente incrível.

Feliz Aniversário! Te amo infinito!



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui