Brasil enfrentará frio intenso e possibilidade de primeira geada do ano
Foto: Freepik

O Brasil está prestes a sentir a chegada do inverno de maneira intensa, com uma poderosa frente fria se aproximando do país. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a partir desta quarta-feira (20), o Sul do Brasil já começará a sentir os efeitos dessa mudança climática.

A previsão é de chuvas fortes, temporais e rajadas de vento, especialmente nas áreas do Sul e Sudeste. No entanto, o destaque está nas temperaturas que devem despencar nos próximos dias, trazendo a possibilidade da primeira geada do ano em algumas regiões.

No Rio Grande do Sul e nas áreas do sul e planalto sul de Santa Catarina, uma massa de ar frio avançará na sexta-feira (22), ocasionando uma queda significativa nas temperaturas. As mínimas podem oscilar em torno dos 6°C na região da campanha gaúcha.

asomadetodosafetos.com - Brasil enfrentará frio intenso e possibilidade de primeira geada do ano
Foto: Prefeitura de Urupema (SC)

No sábado (23), as temperaturas caem ainda mais, podendo chegar a incríveis 4°C nas serras gaúcha e catarinense. A expectativa é de que pontos mais altos dessas regiões possam registrar geada fraca.

Além do frio intenso, a frente fria também trará um aumento na ocorrência de chuvas, principalmente nas áreas do Sul e Sudeste do Brasil. Na quarta-feira (20), a chuva pode atingir até 100 milímetros em áreas do sul do Rio Grande do Sul, com possibilidade de temporais, granizo em pontos isolados e rajadas de vento entre 70 e 80 km/h.

asomadetodosafetos.com - Brasil enfrentará frio intenso e possibilidade de primeira geada do ano
Foto: Inmet

A previsão é de que os temporais se estendam para áreas de Santa Catarina e do Paraná na quinta-feira (21), enquanto na sexta-feira (22) e sábado (23), uma frente fria avançará pelo leste da Região Sudeste, podendo resultar em volumes de chuva em torno de 70 mm em muitas áreas. Regiões como Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo podem registrar chuvas ainda mais intensas, com volumes superiores a 100 mm por dia.

É importante que a população esteja atenta aos avisos e recomendações dos órgãos de meteorologia e proteção civil, especialmente em relação a possíveis alagamentos, enxurradas e quedas de árvores, além de se preparar para o frio intenso que está por vir.

Com informações de Canal Rural



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui