Marinha do Brasil abre 1ª turma com mulheres no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Foto: Reprodução/TV Globo

A Marinha do Brasil deu início a um novo capítulo de sua história nesta segunda-feira, 19 de fevereiro, ao iniciar a primeira turma com mulheres no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, a tropa de elite da Força. Um marco significativo que reflete o avanço da igualdade de gênero e oportunidades no país.

Após um rigoroso processo seletivo, 120 mulheres de diferentes regiões do Brasil se apresentaram no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves, o Ciampa, localizado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Esse momento histórico foi marcado por emoção e determinação, como destacado por uma das alunas, Maria Eduarda Moreira, que expressou sua gratidão pela realização desse sonho: “Veio desde berço essa vontade, esse desejo pela carreira militar. Estar aqui é tudo. Minha família toda está aqui.”

asomadetodosafetos.com - Marinha do Brasil abre 1ª turma com mulheres no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Foto: Reprodução/TV Globo

O Corpo de Fuzileiros Navais, única tropa do Brasil formada exclusivamente por profissionais, assume um papel estratégico no cenário nacional e internacional. Como ressaltado pela Marinha, é uma força anfíbia e expedicionária que demanda treinamento intenso e preparo físico, características essenciais para sua atuação precisa e eficiente.

Para acomodar a turma feminina, o Ciampa passou por uma série de adaptações nos últimos meses. Alojamentos foram criados, medidas de segurança reforçadas com a instalação de câmeras e implementação de um sistema de reconhecimento facial. Além disso, as instalações foram ajustadas para atender às necessidades específicas das novas recrutas, com atualizações no material de combate e normas internas de comportamento.

asomadetodosafetos.com - Marinha do Brasil abre 1ª turma com mulheres no Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais
Foto: Reprodução/TV Globo

O curso, com duração total de 19 semanas, sendo 10 delas em regime de internato, abrange uma ampla gama de disciplinas, desde instrução militar naval até ética profissional militar. É um processo desafiador que visa preparar os soldados para as demandas e responsabilidades da profissão.

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui