Engenheiro que nunca teve animal de estimação larga profissão para cuidar de 400 cães
Foto: Arquivo Pessoal

Paulo Santangelo, um engenheiro que trocou sua carreira na área de comunicações por uma missão de amor aos animais, é o protagonista de uma história que inspira e comove. Aos 41 anos, sem jamais ter tido um cachorro de estimação, ele se viu transformado em um verdadeiro herói para centenas de cães desamparados na região da Grande Florianópolis.

Tudo começou em 2010, quando Paulo se mudou para Guarda do Embaú por conta do trabalho. O que ele não esperava era que seu percurso diário seria marcado por cães abandonados à beira das estradas. Esse cenário de desamparo o incomodava profundamente, até que um acontecimento mudou sua vida para sempre.

asomadetodosafetos.com - Engenheiro que nunca teve animal de estimação larga profissão para cuidar de 400 cães
Foto: Arquivo Pessoal

“Eu comecei a olhar para eles e senti que tinha que fazer alguma coisa”, relembra Paulo. Esse sentimento de responsabilidade o levou a agir quando encontrou um cachorro atropelado em 2012. Após cuidar do animal ferido, sua jornada como protetor dos animais teve início.

Foi Dorinha, uma cadela que apareceu em sua porta, que o ensinou a verdadeira lição sobre compaixão e dedicação aos animais. “Ela aparecia todos os dias na minha casa… até que um dia ela sumiu. Eu que nunca tive preocupação com animais, fiquei preocupado”, conta Paulo. Dorinha retornou magra e com sinais de ter dado à luz, o que desencadeou uma série de eventos que o levou a abrigar não apenas ela, mas seus filhotes e muitos outros cães necessitados.

asomadetodosafetos.com - Engenheiro que nunca teve animal de estimação larga profissão para cuidar de 400 cães
Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, Paulo é responsável por um abrigo que acolhe cerca de 400 cães em diversas condições, desde resgatados de maus-tratos até filhotes abandonados. Seu trabalho vai muito além de oferecer moradia e alimentação; ele cuida da saúde física e emocional de cada animal, realizando desde exames veterinários até sessões de fisioterapia.

Apesar de suas incansáveis tentativas de encontrar lares amorosos para os cães por meio de feiras de adoção, a demanda por resgate é maior do que a capacidade de adoção. “A conta não fecha”, desabafa Paulo. Ele recebe diariamente cerca de 30 pedidos de ajuda e enfrenta desafios financeiros significativos, com dívidas acumuladas por conta dos altos custos com ração e cuidados veterinários.

asomadetodosafetos.com - Engenheiro que nunca teve animal de estimação larga profissão para cuidar de 400 cães
Foto: Arquivo Pessoal

Paulo atribui parte desse problema ao descaso das políticas públicas para os animais em situação de rua e acredita que a solução está na promoção de mutirões de castração. “Em apenas um dia de mutirão de castração, dá para evitar mais de duas mil vidas nascerem e serem abandonadas”, destaca ele.

Apesar dos desafios, o amor e a dedicação de Paulo Santangelo continuam a ser uma luz de esperança para centenas de cães que encontraram abrigo e cuidado em seu sítio na Grande Florianópolis.

Com informações de NSC Total



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui