Faça faxinas: em casa e na vida!

Comecei o ano fazendo faxina na minha casa. Não foi uma faxina comum, do tipo que passa um pano no chão, limpa algumas janelas e deixa a louça em dia. Dei férias para minha ajudante, o marido viajou para cuidar do pai doente e aproveitei meus primeiros dias de descanso para colocar ordem na casa. Podei o jardim, comprei mudas novas que plantei em vasos, desmontei o quarto de brinquedos do meu filho (me senti a própria mãe do filme Toy Story…), lavei cortinas, troquei roupas de cama, mesa e banho, joguei fora peças quebradas, doei itens que já não fazem parte da minha vida “atualizada”. Foram 4 dias intensos de faxina, que mais pareceram uma reforma: da casa e de mim. Ao arrumar meu lar, me despedindo de peças que não fazem mais sentido e trazendo frescor para ambientes que carregavam pesos desnecessários, me senti mais leve.

A vida precisa de faxina. Assim como uma casa, precisa que ventilemos os ambientes, nos despeçamos do que não faz mais sentido, nos desapeguemos do que está quebrado e pode eventualmente nos machucar com suas quinas, pontas e lascas.

Não é saudável guardar objetos quebrados, aparelhos eletrônicos que não funcionam, roupas estragadas e produtos vencidos. Não acho que a solução seja simplesmente descartar; mas pelo menos reformar, consertar, reparar, reciclar. Da mesma forma, é preciso olhar para nossas vidas e não acumular: mágoas, sentimentos unilaterais, dores que não nos cabem mais.

Quando a louça está lavada e a cama arrumada, a gente raciocina melhor. Da mesma forma, só conseguimos ter mais clareza sobre nossa própria vida, nossos problemas ou nossas possibilidades quando adquirimos um certo afastamento que só é possível quando nos livramos de pesos desnecessários.

Faça faxinas: em casa e na vida! Organize prateleiras, realoje a importância de pessoas e acontecimentos, ensaboe tristezas e varra mágoas. Cole o que pode ser colado, remende o que permite ser remendado; e, acima de tudo, não sinta um pingo de culpa de se despedir de pesos mortos que só acumulam poeira e dor.



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

  1. É incrível como seus textos tocam minha alma.
    Há 5 anos atrás, eu havia lido “coincidentemente” o texto “O tempo de delicadeza”, numa época em que exatamente eu estava passando por tudo que aquele texto retratava.
    E confesso que até, foi um alicerce de um dos motivos de eu ter permanecido em minhas raízes lá atrás.
    E hoje, mais uma vez, o texto fala comigo como se conhecesse minha vida. rs
    Parabéns, que trabalho lindo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui