Não deixe que as expectativas dos outros sobre você limitem quem você é

Há uma semana assistimos ao filme “Sociedade dos Poetas Mortos” e você disse que gostou. Ao seu lado, eu torcia para que aprovasse o filme que assisti quando tinha pouco menos que a sua idade e desde então me recordava com nostalgia.

O filme traz inúmeras frases e mensagens inspiradoras, e não há quem permaneça indiferente – tanto ao enredo quanto ao professor John Keating (“Captain, my Captain”) – interpretado brilhantemente pelo ator Robin Williams.

Acredito que uma das frases seja inspirada numa citação de Roy T. Bennet, escritor, e diz mais ou menos assim: “Não deixe que as expectativas e opiniões das outras pessoas afetem suas decisões. É a sua vida, não a deles. Faça o que é mais importante para você; faça o que faz você se sentir vivo e feliz. Não deixe que as expectativas e ideias dos outros limitem quem você é.”

Quarta feira é sua colação de grau do Ensino Médio e é isso que eu gostaria de lhe dizer: Não deixe que as expectativas dos outros sobre você limitem quem você é.

Às vezes a gente deseja tanto ser amado e aceito que abre mão de quem a gente é somente pelo desejo de agradar. E um dia, tarde demais, a gente percebe que não se sentiu vivo dentro da vida. Nem feliz. Muito menos leal a nossos sonhos e desejos.

Não tente sorrir quando tem vontade de sumir, nem camufle sua alegria em gestos contidos para evitar se expor demais. Seja você na alegria, na tristeza, no desejo de ficar sozinho ou de dizer “não”. Não negue sua espontaneidade e sua euforia quando encontrar amigos de longa data, não seja avarento com sua felicidade.

Quando sentir seu coração bater mais forte por alguém, ame e permita ser amado, mas não se transforme em quem você não é somente pelo desejo de agradar. No início tudo parece funcionar, mas com o tempo você perceberá que esse é um preço alto a pagar.

No filme, o personagem Neil Perry decide ser ator. Porém, sua criação rigorosa e opressora o impede de viver aquilo que, para ele, é sua verdadeira vocação. Neil é extremamente desencorajado e reprimido pelo pai, um homem de conceitos rígidos e castradores. Assim, o destino do rapaz acaba por ser trágico.

Você já quis patinar no gelo e imaginou-se deslizando com liberdade, sentindo o vento frio na pele suada, atravessando a pista com velocidade? Já tentou fazer isso com patins travados, que machucam o chão e impedem seu voo? Quando você vive de acordo com as expectativas dos outros, você não desliza. Você não se torna quem você é, e corre o risco de nunca se sentir vivo dentro da própria vida.

Existem diversos tipos de prisões, mas a pior delas é quando abrimos mão do direito de ser quem somos, tentando viver uma vida que não nos pertence, desejando nos assemelhar a uma versão que não nos habita. Não tente parecer um cordeiro quando você é um lobo nem tente se assemelhar a um gato zen quando você é impaciente como um beija-flor. Respeite sua natureza, tolere seu enredo, seja leal à sua alma. No fim, você descobrirá que as pessoas mais livres e felizes são aquelas que ouviram e respeitaram a si mesmas a maior parte do tempo.

Parabéns pela formatura!!!! Seja feliz! Amo você!



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui