Homens iniciam testes da primeira pílula anticoncepcional sem hormônios

Nos últimos dias, avançaram os testes clínicos da YCT-529, a primeira pílula anticoncepcional masculina não hormonal, desenvolvida pela biofarmacêutica YourChoice Therapeutics. Este marco representa uma possível conquista histórica, proporcionando aos homens uma alternativa segura e eficaz para a prevenção da gravidez.

“A YCT-529 bloqueia uma proteína — não hormônios — para impedir a produção de espermatozoides”, explica Akash Bakshi, cofundador e CEO da YourChoice Therapeutics. “Acreditamos que isto será mais atrativo para os homens, especialmente para aqueles que entendem a prevenção da gravidez como uma responsabilidade compartilhada.”

asomadetodosafetos.com - Homens iniciam testes da primeira pílula anticoncepcional sem hormônios
Foto: HeungSoon/Pixabay / Canaltech

Diferentemente dos anticoncepcionais femininos que dependem de hormônios, a YCT-529 visa proporcionar uma opção sem efeitos colaterais como alterações de humor ou riscos de câncer. A formulação baseia-se na pesquisa sobre a relação entre vitamina A e fertilidade masculina.

A pílula é um inibidor do receptor alfa do ácido retinoico (RAR alfa), interrompendo temporariamente a produção de espermatozoides nos testículos. Em testes pré-clínicos com animais, a eficácia em impedir a gravidez foi estimada em 99%, sendo reversível e sem efeitos adversos.

asomadetodosafetos.com - Homens iniciam testes da primeira pílula anticoncepcional sem hormônios
Imagem: iLexx/Envato

A fase inicial dos testes com humanos está em andamento, com 16 homens saudáveis participando. A expectativa é concluir esta fase até o final do primeiro semestre de 2024. No entanto, antes de chegar ao mercado, a pílula passará por testes mais abrangentes.

A disponibilidade generalizada da pílula anticoncepcional masculina ainda não tem uma estimativa, mas a YourChoice Therapeutics está otimista quanto ao potencial impacto dessa inovação no campo da contracepção.

Com informações de Terra



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui