Idosa de 95 anos conquista independência financeira: “Ter o próprio dinheiro é liberdade”
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Dona Aspasia d’Avila, uma senhora de 95 anos, está provando que nunca é tarde para encontrar liberdade e independência financeira através do trabalho. Essa incrível história de determinação e superação se tornou viral nas mídias sociais, onde Dona Aspasia conquistou o coração de milhares de pessoas com seu talento artesanal e atitude inspiradora.

Com uma vida marcada por desafios, Dona Aspasia relembra um passado em que sua independência era limitada. Aos 17 anos, ela se casou e dedicou-se a cuidar de sua família, dependendo financeiramente de seu marido. “Trabalhava em casa, cuidando dos meus três filhos e também do marido. Dava muito trabalho, sim. Eu não tinha tempo para nada”, compartilhou a idosa.

asomadetodosafetos.com - Idosa de 95 anos conquista independência financeira: “Ter o próprio dinheiro é liberdade”
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Mesmo quando precisava de dinheiro para necessidades básicas, Dona Aspasia enfrentava resistência do marido, que não a permitia trabalhar fora de casa. “Eu ficava bem zangada quando ele me perguntava para que eu precisava do dinheiro quando eu pedia. Falava que era para ele fingir que estava me pagando por cuidar dele e dos filhos”, recorda ela.

Entretanto, na terceira idade, com os filhos crescidos, Dona Aspasia encontrou mais tempo para si mesma. Determinada a explorar seu potencial, ela aprendeu a arte do crochê por conta própria e, graças à internet, se especializou na técnica japonesa conhecida como amigurumi para criar adoráveis bonecos. Ela admite que seus primeiros bonecos eram “bem horrorosos”, mas hoje em dia são um verdadeiro sucesso no Instagram, onde a neta de Dona Aspasia criou uma página para divulgar seu trabalho. Durante a pandemia, estima-se que ela vendeu cerca de 700 unidades, incluindo exportações para Japão, Canadá e Portugal.

Com um brilho nos olhos, Dona Aspasia compartilha suas emoções: “Eu tenho muito orgulho do meu trabalho. Vejo as pessoas agradecerem, mandarem mensagens e isso me deixa muito feliz. Quando vi, estava ganhando meu próprio dinheiro pela primeira vez na vida.”

Para Dona Aspasia, a sensação de comprar algo com seu próprio dinheiro foi verdadeiramente libertadora. Ela enfatiza o prazer de adquirir coisas que desejava, inclusive uma geladeira. Seu exemplo é uma lição de que a independência financeira traz não apenas liberdade, mas também um senso de realização pessoal.

Além de suas habilidades artísticas, Dona Aspasia também se destaca por sua atitude mental positiva. “Eu tenho muita vontade de fazer as coisas. Sou muito positiva, não fico me lamuriando. Pra mim tudo o que acontece tem de acontecer. Enquanto isso, você se mantém ocupada”, diz ela.

Com informações de Refletir para Refletir



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui