Com 72 anos de profissão, costureira de 95 anos compartilha seu segredo de longevidade
Foto: Divulgação / RBA TV

Essa mulher reside no Alto Vale do Itajaí e personifica a história viva da região. Dona Frau Schaefer, com incríveis 95 anos de idade, possui uma trajetória que mescla longevidade e aprendizado contínuo, tornando-se um pilar em sua comunidade e uma fonte de inspiração para as gerações futuras.

Dona Frau é costureira e sua sala de costura é um espaço onde o tempo parece ter parado. Lá, ela trabalha com uma máquina de costura de pedal com mais de um século de existência. São 72 anos dedicados à arte da costura, habilidade que adquiriu aos 23 anos, quando se casou e começou a trabalhar ao lado de seu marido alfaiate, agora falecido.

Para Dona Frau, costurar não é apenas um ofício; é um meio de subsistência. “A costura sempre foi algo que fiz sem reclamar. Era uma forma de garantir o sustento da família”, diz ela. Seu compromisso não se limita a tecidos e linhas. Ela também se envolve no cuidado do jardim e em trabalhos de carpintaria. Para ela, o trabalho é uma parte essencial de sua vida diária. “Nunca passei um dia sem trabalhar”, enfatiza.

asomadetodosafetos.com - Com 72 anos de profissão, costureira de 95 anos compartilha seu segredo de longevidade
Foto: Divulgação / RBA TV

No entanto, a vida de Dona Frau vai além da costura. Ela é uma leitora ávida, explorando páginas de livros com a ajuda de uma lupa. Sua trajetória na costura até foi documentada em um livro, que se objetificou como a mistura de suas paixões.

Os filhos de Dona Frau enfatizam o exemplo de sua mãe. Neri, uma de suas filhas, destaca a importância dos valores que Dona Frau sempre cultivou: “Persistência, amor, honestidade, companheirismo e amizade são os pilares da nossa família, graças a ela.” Luciana, a caçula, valoriza especialmente o legado de sua mãe na arte da costura, uma habilidade que tem sido passada de geração em geração.

Segredos da Longevidade

“Honestidade e carinho são valores que sempre mantive”, declara Dona Frau, expressando sua gratidão a todos que reconhecem sua dedicação ao trabalho e sua rica trajetória de vida. Este é o segredo não tão secreto de sua longa e satisfatória vida: um ofício que cumpriu, uma família unida e uma ética de trabalho inquebrantável.

Dona Frau Schaefer transcende sua identidade de costureira para se tornar um exemplo de que paixão, trabalho duro e valores sólidos são a essência da longevidade e da realização pessoal. Sua história é uma lição para todas as gerações, um testemunho de que a vida é como um tecido que podemos moldar com determinação e dedicação.

Com informações de Jornal Razão



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui