Filho de ex-catador de recicláveis conquista vaga para mestrado na Universidade de Oxford

O jovem vereador de Cabreúva, interior de São Paulo, Giancarlo Moreira Gama, de apenas 22 anos, recebeu uma notícia emocionante em março: ele foi aprovado para um mestrado em políticas públicas na prestigiada Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Giancarlo tornou-se o brasileiro mais jovem a ingressar nesse programa acadêmico tão renomado. Em setembro, ele embarcará para a Inglaterra, onde estudará pelos próximos dez meses com o objetivo de “aprender como criar governos e políticas que transformem a sociedade”, conforme suas próprias palavras.

Com gratidão e humildade, Giancarlo destaca que essa conquista é fruto do esforço coletivo de sua família. “Essa conquista é coletiva. É do meu pai, que precisou complementar a renda de casa vendendo recicláveis para que eu e meus três irmãos estudássemos. É da minha mãe, que tirava do que ganhava como empregada para eu pagar o ônibus. É dos meus irmãos, que com seus primeiros salários puderam ajudar em casa. Se sou possível, é por causa deles”, afirma o estudante.

asomadetodosafetos.com - Filho de ex-catador de recicláveis conquista vaga para mestrado na Universidade de Oxford
Foto: Reprodução/Instagram @giancarlo.gama

O ambiente em que cresceu foi desafiador. A família vivia em uma pequena casa de dois cômodos dentro de uma fábrica de cerâmica em Cabreúva, com acesso limitado a serviços básicos, como energia elétrica e água potável.

Determinado a alcançar seus objetivos, com apenas 12 anos, ele já sabia que queria ingressar na vida política. Entretanto, foi apenas no segundo ano do ensino médio que descobriu a existência das universidades públicas e começou a estudar sozinho. Com muito esforço, conseguiu cursar um pré-vestibular popular e, em 2018, alcançou uma vaga no curso de ciências sociais da Universidade de São Paulo.

asomadetodosafetos.com - Filho de ex-catador de recicláveis conquista vaga para mestrado na Universidade de Oxford
Foto: Reprodução/Instagram @giancarlo.gama

Essa conquista o tornou o primeiro membro de sua família a entrar no ensino superior, uma realização que transformou sua vida. Durante o curso na USP, Giancarlo decidiu também se candidatar a vereador, alcançando sucesso em sua empreitada eleitoral, mesmo sem recursos financeiros, conexões políticas ou apoio partidário significativo.

asomadetodosafetos.com - Filho de ex-catador de recicláveis conquista vaga para mestrado na Universidade de Oxford
JOSIE CONTI- PSICÓLOGA- ATENDIMENTO PSICOTERÁPICO PARA BRASILEIROS NO EXTERIOR

A notável trajetória do jovem brasileiro chamou a atenção da Universidade de Oxford quando ele se candidatou a estudar no exterior em 2019. Assim, a instituição aprovou Giancarlo para o mestrado em políticas públicas e, além disso, ele conquistou uma bolsa que cobre parte dos custos, facilitando sua jornada acadêmica.

“Eu volto daqui a pouco, com mais sede do que nunca”, afirma Giancarlo, prontamente grato pela oportunidade.

 

 

Com informações de R7



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui