Como reconhecer o que quero ao momento de tomar uma decisão e assim deixar de priorizar aos outros

Você já se sentiu pressionado, confuso ou insatisfeito ao ter que tomar uma decisão importante na sua vida? Você já se pegou pensando mais no que os outros pensam ou esperam de você do que no que você realmente pensa ou espera de si mesmo? Você já se arrependeu de ter feito algo que não era o que você queria, mas sim para conformar-se ou evitar problemas com alguém? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, talvez você esteja priorizando demais aos outros e negligenciando os seus próprios interesses, sentimentos e valores. Isso pode trazer consequências negativas para a sua autoestima, a sua felicidade e a sua realização pessoal. Mas como mudar essa situação? Jogue na 20Bet login. Como reconhecer o que você quer ao momento de tomar uma decisão e assim deixar de priorizar aos outros? Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas que podem te ajudar nesse processo. Confira!

Defina-se mais

O primeiro passo para reconhecer o que você quer é definir-se mais. Isso significa estabelecer e comunicar os seus objetivos, os seus limites, as suas preferências e as suas escolhas. Muitas vezes, nós priorizamos aos outros porque não temos clareza do que queremos, porque nos deixamos influenciar pelos outros ou porque temos medo de assumir responsabilidades. Mas isso não significa que devemos nos adaptar ou nos conformar com o que os outros querem. Para isso, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo, como:

  • O que eu quero alcançar na minha vida?
  • O que eu não aceito ou não tolero na minha vida?
  • O que eu gosto ou não gosto de fazer na minha vida?
  • O que eu escolho ou não escolho para a minha vida?

Você também pode fazer atividades que te ajudem a se definir mais, como escrever as suas metas e planos, fazer listas de prós e contras, pesquisar sobre as opções disponíveis ou consultar pessoas de confiança. Quanto mais você se definir, mais fácil será identificar o que você quer e o que é melhor para você.

Empodere-se mais

O segundo passo para reconhecer o que você quer é empoderar-se mais. Isso significa desenvolver e expressar a sua confiança, a sua coragem, a sua criatividade e a sua autonomia. Muitas vezes, nós priorizamos aos outros porque temos baixa autoconfiança, porque temos receio de arriscar ou porque temos dificuldade de inovar. Mas isso não significa que devemos nos restringir ou nos limitar pelo que os outros podem pensar ou fazer. Para isso, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo, como:

  • Eu confio na minha capacidade e no meu potencial?
  • Eu tenho coragem de enfrentar os desafios e as mudanças?
  • Eu tenho criatividade para buscar soluções e oportunidades?
  • Eu tenho autonomia para agir e decidir por mim mesmo?

Você também pode fazer atividades que te ajudem a se empoderar mais, como praticar afirmações positivas, enfrentar os seus medos, aprender coisas novas ou fazer coisas diferentes. Quanto mais você se empoderar, mais fácil será reconhecer o que você quer e o que te faz bem.

Respeite-se mais

O terceiro passo para reconhecer o que você quer é respeitar-se mais. Isso significa honrar e cuidar dos seus sentimentos, das suas necessidades, da sua saúde e do seu bem-estar. Muitas vezes, nós priorizamos aos outros porque não damos importância ao que sentimos, porque nos sacrificamos pelos outros ou porque nos descuidamos de nós mesmos. Mas isso não significa que devemos nos ignorar ou nos maltratar pelos outros. Para isso, você pode fazer algumas perguntas a si mesmo, como:

  • Eu me escuto e me expresso com sinceridade?
  • Eu me atendo e me satisfaz com equilíbrio?
  • Eu me protejo e me previno com responsabilidade?
  • Eu me relaxo e me divirto com prazer?

Você também pode fazer atividades que te ajudem a se respeitar mais, como meditar, respirar, dormir, alimentar-se, exercitar-se ou divertir-se. Quanto mais você se respeitar, mais fácil será reconhecer o que você quer e o que te faz feliz.

Reconhecer o que você quer ao momento de tomar uma decisão e assim deixar de priorizar aos outros é um processo que requer definição, empoderamento e respeito. Essas habilidades podem ser desenvolvidas com prática, paciência e persistência. Lembre-se de que você é o único responsável pela sua vida e que você merece tomar as decisões que sejam mais adequadas para você. Não se deixe levar pelo que os outros querem ou precisam de você. Seja fiel a si mesmo e siga o seu coração.



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui