Como fazer uma distinção entre esportes de aventura e esportes radicais?

Esportes radicais e de aventura são praticados pelo homem desde os primórdios da civilização. Provavelmente como uma abordagem emocionante e agradável para aumentar a frequência cardíaca e os níveis de adrenalina. Você pode praticar esportes radicais em qualquer lugar do mundo, desde os combates de gladiadores da Roma antiga até os milhares de paraquedistas e bungee jumpers que você vê hoje.

Fazer a distinção entre esportes radicais e esportes de aventura é um dos mal-entendidos mais frequentes que as pessoas têm. Afinal, o que é um esporte radical? Embora os limites entre as duas categorias esportivas sejam frequentemente confusos, nós pessoalmente assumimos que eles eram a mesma coisa, com um termo sendo um pouco mais sofisticado que o outro.

Neste artigo, vamos ajudar em:

  • aprender o que são esportes radicais,
  • explicar as diferenças entre esportes de aventura e esportes radicais,
  • dando alguns exemplos de esportes radicais e de aventura.

Você deve se sentir mais informado sobre esportes radicais e motivado a experimentar pelo menos uma atividade de aventura depois de ler este artigo, esperamos.

O que os esportes radicais implicam?

Esportes radicais são basicamente atividades que exigem um alto nível de proeza física ou conhecimento especializado para dominar.

A maioria dos esportes radicais geralmente ocorre ao ar livre e inclui:

  • grande rapidez,
  • alturas substanciais,
  • muito esforço físico, e ocasionalmente…
  • a necessidade de equipamentos extremamente especializados.

Os esportes radicais às vezes são considerados alguns dos esportes mais difíceis do mundo e precisam de muita devoção para serem perfeitos. No entanto, a onda de adrenalina e a sensação de realização provocada por esses esportes são frequentemente indescritíveis. Mais adiante neste artigo, detalharemos e identificaremos uma série de esportes radicais ao ar livre muito apreciados.

Esportes de aventura x Esportes radicais

Um esporte de aventura e um esporte radical parecem ser bastante semelhantes por fora, com a principal distinção considerando que a maioria dos esportes de aventura não requer muita experiência ou treinamento para participar.

Os esportes radicais geralmente precisam de uma vida inteira de prática dedicada e treinamento especializado para dominar, enquanto a maioria dos esportes de aventura é adequada para iniciantes, desde que estejam sob a orientação de um instrutor qualificado e tenham instruções de segurança bem claras.

Leve em consideração o contraste entre base jumping e paraquedismo, dois esportes radicais.

Uma seleção de esportes de aventura para experimentar

Você pode experimentar uma variedade de esportes de aventura, especialmente se você mora ou está viajando por um país com população e geografia diversas.

Os seis principais esportes de aventura, em nossa opinião, são mostrados abaixo.

Bungee jumping

O que é bungee jumping? Quando alguém salta de uma altura tremenda, experimenta uma breve queda livre antes de ser puxado para trás por um cordão elástico. Embora a corda geralmente seja presa aos pés da pessoa, existem locais específicos onde você pode pular usando um arnês. Este esporte de aventura é sem dúvida uma das coisas mais aventureiras que pode fazer se gosta de adrenalina!

O bungee jumping normalmente ocorre em edifícios altos, como pontes, ravinas, guindastes ou penhascos rochosos na natureza. O número de lugares onde você pode praticar bungee jumping é enorme. Veja a Nova Zelândia, a casa do bungee jumping, como exemplo. Além disso, foi aqui que o público recebeu pela primeira vez o bungee jumping profissionalmente.

O bungee jumping costuma ser uma atividade de “para serem feitas antes de morrer” por ser acessível a pessoas de todas as fases da vida, principalmente para quem procura uma forte descarga de adrenalina a partir de um ousado salto de fé. Não vai decepcioná-lo, garantimos.

Paraquedismo

O paraquedismo é um esporte de aventura muito popular, disponível em qualquer lugar do mundo. O paraquedismo é melhor feito em áreas com praias de areia branca ou vinhedos verdejantes. O paraquedismo é pular de um avião, cair em queda livre em grandes alturas e depois abrir um paraquedas para iniciar uma descida gradual sob controle.

Qualquer fã de esportes de aventura dirá que o paraquedismo é sua paixão, e a melhor parte é que você pode experimentá-lo como iniciante participando de um salto duplo com um instrutor de paraquedismo. Além disso, apesar da crença popular, não é tão perigoso quanto muitos acreditam.

Rafting

No rafting, uma jangada inflável é usada para descer um rio ou outro corpo de água com águas agitadas (“águas brancas”).

É acessível a praticantes de esportes de aventura de todos os níveis, sendo que o desafio da experiência varia consoante o grau de perigo ao longo do percurso fluvial. Isso é fantástico porque permite que os caibros experientes pedalem e enfrentem as corredeiras mais difíceis e extremas, enquanto os novatos podem começar com as corredeiras mais fáceis.

Acrobacias de Avião

Outro esporte de aventura interessante são as acrobacias de avião, que combinam um voo rápido e leve com manobras acrobáticas como loop dentro de loops e barrel rolls. As acrobacias em um avião podem ser feitas individualmente ou em grupo como parte de um show aéreo, e os participantes podem sentir pressões de força g extremamente altas. Sem dúvida, essa foi uma das nossas experiências favoritas em esportes de aventura.

Para quem gosta de aviões de guerra antigos, grandes altitudes e forças G, esta é uma fantástica atividade de aventura. Aqueles sem estômago fraco, porém… A melhor parte sobre as acrobacias é que qualquer pessoa pode fazê-lo em qualquer lugar do globo, sem qualquer experiência anterior ou treinamento formal.

Se você acabar se apaixonando por ela, pode até se matricular em uma das várias escolas de pilotos de acrobacias disponíveis em todo o mundo para se tornar um piloto de acrobacias.

Balão de ar quente

A forma mais antiga conhecida de voo controlado por humanos é o balão de ar quente. É um esporte de aventura incrível que permite que você aprecie paisagens de tirar o fôlego e escalar alturas vertiginosas. Ao contrário do bungee jumping, é uma experiência relativamente tranquila, tornando-se uma ótima escolha para pessoas que não se consideram “viciadas em adrenalina” ou que desejam fazer algo com o mínimo de impacto físico.

Se você nunca voou em um balão de ar quente antes, pode participar de uma variedade de voos tranquilos e bonitos em todo o mundo.

Mergulho

Explorar ambientes submarinos respirando oxigênio comprimido de um tanque de mergulho constitui a prática do mergulho autônomo. Os mergulhadores podem experimentar algumas das paisagens costeiras mais impressionantes e intocadas do mundo. Dado que Queensland tem fácil acesso à Grande Barreira de Corais, a Austrália é um lugar particularmente maravilhoso para isso.

É vital que você tenha em mente que existem certas sobreposições entre esportes de aventura e esportes radicais ao comparar os dois gêneros. O mergulho autônomo é uma ilustração bem conhecida disso. Possibilidades de mergulho para iniciantes estão disponíveis, mas também há locais de mergulho muito desafiadores que só podem ser concluídos por mestres de mergulho qualificados. Pense em mergulho em naufrágios ou em cavernas, por exemplo. Isso permite que mergulhadores experientes se aventurem mergulhos mais profundos e mergulhos para exploração de naufrágios, permitindo que iniciantes desfrutem de mergulhos em um ambiente seguro e regulamentado.

Comparável ao rafting, os desafios, perigos e nível de experiência do mergulhador necessários são usados para classificar os locais de mergulho.

Uma lista de esportes radicais (para os viciados em altos níveis de adrenalina!)

Você pode participar de inúmeras atividades radicais e aventureiras. Como resultado, pode ser um desafio escolher com qual se encorajar inicialmente. Aqui está uma lista de exemplos comuns de esportes radicais para ajudá-lo a aproveitar a próxima vez que viajar e para ajudá-lo a entender a distinção entre aventura e esportes radicais.

Base Jumping

O base jumping se enquadra na categoria de “esporte radical” quando comparado aos esportes de aventura, em nossa opinião. Para arriscar com este, você precisa ser um extremamente corajoso. Duvidamos muito que estaríamos dispostos a tentar isso.

O base jumping geralmente envolve pular de um objeto fixo, como um prédio ou penhasco, e depois cair rapidamente no chão. Os base jumpers usam um paraquedas para executar uma queda controlada, uma vez que estão a uma determinada distância acima do solo. O base jumping é considerado uma atividade extrema ao ar livre devido aos riscos significativos envolvidos, que incluem:

  • uma curta distância das estruturas,
  • rajadas inesperadas de vento, e
  • o breve período de queda livre antes que um paraquedas possa ser aberto.

Com aproximadamente uma única morte a cada 500-1.000 saltos, o base jumping é cem vezes mais arriscado e sujeito a fatalidades do que o paraquedismo. O base jumping também pode ser combinado com o wing-suiting, uma das atividades mais emocionantes desta lista e outro esporte radical.

Rapel

Rapel é o processo de descer um penhasco vertical usando roldanas, um sistema de arnês e cordas. Sem dúvida, esta é uma das atividades de montanhismo intenso mais populares!

Existem algumas opções fantásticas para tentar rapel como um novato, se você nunca o fez, permitindo que você descubra como fazê-lo em paredes ou estruturas menores do penhasco antes de descer até 400 pés. Tudo o que você precisa para fazer rapel é uma paisagem de tirar o fôlego, paredes de penhascos e um guia experiente que esteja disposto a liderar a rota.

Escalada livre

Uma face de rocha íngreme é escalada usando apenas a própria força, uma corda e um alfinete de segurança na técnica de escalada conhecida como “escalada livre”. É uma atividade ao ar livre intensa e muito apreciada. Ao longo de uma face rochosa, os escaladores livres vão de um aperto de mão para outro, vertical ou horizontalmente. Entre as atividades de montanhismo extremo mais desgastantes fisicamente, esta deve estar no meio.

Começar com a escalada esportiva ou convencional é a melhor abordagem para ganhar experiência e confiança antes de fazer a transição para a escalada livre. Aconselhamos a tentar a escalada regular primeiro para descobrir se você gosta, porque, para uma pessoa comum, a escalada livre é altamente intimidadora e quase difícil de começar (sem um mínimo de habilidade).

Wingsuiting

O base jumping e o paraquedismo são dois esportes radicais ao ar livre relacionados ao voo com wingsuit ou wingsuit. A principal distinção entre base jumping e wingsuit é que o wingsuit envolve o uso de um traje específico que expande a área de superfície ao redor do corpo. Eles podem flutuar mais alto e por um longo período de tempo. O wingsuiting não é algo que novatos devam tentar. Antes mesmo de você ter permissão para experimentá-lo, leva muitos anos.

Os paraquedistas devem ter realizado pelo menos 500 saltos em queda livre ou 200 saltos em queda livre nos últimos 18 meses, de acordo com a Federação Australiana de paraquedas. Além disso, eles precisam receber instrução individualizada de um instrutor de wingsuit qualificado e certificado (que possua uma posição oficial e/ou certificação de instrutor de um fabricante de wingsuit). Como você percebe, existem vários processos envolvidos em se tornar um wingsuiter.

Mountain Boarding

Usando uma placa off-road especializada, o mountain boarding é um estilo de skate de longa distância, tornando-se o esporte radical mais popular para apostas. Claro, existem casas de apostas online especializadas neste site com mountain boarding em suas ofertas de esportes. Digamos que o rapel é o número 2 em popularidade para apostas quando se trata de esportes radicais.

Na modalidade outdoor extrema, que é o mountain boarding, os competidores irão disputar ousadas corridas de downhill por percursos de montanha, atingindo velocidades de 40 km/h! Em locais onde há pouca ou nenhuma neve, o mountain board costuma ser o esporte radical ideal para os entusiastas do snowboard experimentarem.

Downhill Longboard

Esse tipo de esporte, que é semelhante ao mountain boarding, usa longboards especializados para permitir que os atletas desçam o morro o mais rápido possível, mantendo um excelente controle da prancha.

Os atletas utilizam luvas especializadas para “quebrar” e giros rápidos. Alguns dos atletas de elite atingiram velocidades de 140 km/h, tornando-se um dos esportes sobre rodas mais rápidos do mundo. Esta atividade intensa pode ser ideal para você se você gosta de andar de skate e é um viciado em velocidade.

Escalada Solo

Um dos esportes radicais de montanhismo mais intensos e desafiadores para aprender é a escalada solo. Eles não utilizam nenhum equipamento de segurança, mas é bastante semelhante à escalada livre. Seu estômago já está tremendo, não é? Embora gostemos de uma boa corrida, muitos de nós achamos que nunca conseguiríamos completar isso. NUNCA!

Os alpinistas contam apenas com seu incrível poder de aderência e determinação inabalável para ter sucesso. Por isso, necessita de treinamento extensivo e é considerado um dos esportes mais exigentes que existe.

Visão geral: O que diferencia esportes de aventura de esportes radicais?

Como já foi observado, a principal distinção entre esportes de aventura e esportes radicais é que uma atividade extrema normalmente exige mais treinamento, experiência e anos de dedicação para ser realizada.

Em contraste, um esporte de aventura normalmente pode ser apreciado por alguém com pouca ou nenhuma experiência anterior quando é conduzido sob a orientação de um profissional qualificado e com precauções de segurança claramente definidas.

Quem sabe? Arriscar em uma dessas coisas pode levar a algumas das melhores experiências com as quais você jamais sonhou!

Foto de Jonathan Francis na Unsplash



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui