Ministério Público espanhol pede multa milionária e prisão para Shakira por fraude fiscal
Foto: Reprodução

Segundo o jornal El Pais desta sexta-feira (29), a cantora colombiana Shakira está sujeita a uma possível sentença de oito anos de prisão por fraude fiscal na Espanha. A Promotoria espanhola requereu essa pena, além de uma multa de mais de 23 milhões de euros (aproximadamente US$ 23,5 milhões).

De acordo com a publicação, o Ministério Público espanhol ainda não se pronunciou sobre o caso, assim como os representantes de Shakira.

Na quarta-feira (27), a cantora anunciou sua decisão de recusar um acordo proposto pelo Ministério Público e afirmou que pretende levar o caso a julgamento. Seus advogados alegaram que um acordo ainda é uma possibilidade até o início do julgamento, que ocorrerá em Barcelona, no nordeste da Espanha.

asomadetodosafetos.com - Ministério Público espanhol pede multa milionária e prisão para Shakira por fraude fiscal
Foto: Reprodução/Redes Sociais

“Com plena convicção de sua inocência”, Shakira optou por não aceitar um acordo com a Promotoria e decidiu seguir adiante com o processo, conforme comunicado divulgado por seus representantes legais em Barcelona. A cantora está confiante de que a justiça lhe dará razão.

A acusação

A acusação contra Shakira envolve uma fraude fiscal no valor de 14,5 milhões de euros, supostamente cometida entre 2012 e 2014. A cantora alega que, nesse período, não residia na Espanha, mantendo sua residência fiscal nas Bahamas, considerada um paraíso fiscal.

Os advogados de Shakira defendem que, até 2014, a maior parte de seus rendimentos provinha de turnês internacionais e que ela não permaneceu mais de seis meses por ano na Espanha, o que seria o tempo necessário para ser considerada residente fiscal no país.

Vale ressaltar que Shakira também foi mencionada nos ‘Pandora Papers’, uma investigação baseada em vazamentos de documentos ocorridos em 2021, que revelaram o uso de paraísos fiscais por diversas personalidades para fins de evasão tributária.

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui