Aluna que tirou nota máxima na redação do ENEM faltava na escola para estudar: “Reclamavam”

Carina Moura, de 18 anos, surpreendeu a todos com sua nota na redação do Enem depois de desenvolver uma estratégia de estudo autônomo. Em vez de faltar às aulas para dormir mais, a jovem optou por faltar à escola para estudar sozinha e se concentrar na escrita de dissertações.

Essa estratégia de risco rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os resultados foram divulgados em 9 de fevereiro de 2023.

asomadetodosafetos.com - Aluna que tirou nota máxima na redação do ENEM faltava na escola para estudar: "Reclamavam"
Foto: Arquivo pessoal

“Como o colégio fazia bastante revisão, eu preferia ir só para as aulas dos assuntos em que tinha mais dificuldade. Viviam ligando para a minha mãe, reclamando que eu faltava muito. Eu explicava para ela que estava estudando”, contou Carina.

Carina se considera autodidata e diz que só parava para treinar logo após o almoço e para dormir. Ela conta que precisou ter muita disciplina para aproveitar seu tempo de estudo, incluindo sábados, além de fazer simulados e cursos on-line. “Sempre fui a nerd da família.”, diz.

Ao longo do ano, Carina escreveu mais de 45 redações e preencheu um caderno inteiro com ideias de repertório.

asomadetodosafetos.com - Aluna que tirou nota máxima na redação do ENEM faltava na escola para estudar: "Reclamavam"
Foto: Arquivo Pessoal

No final, tudo deu certo e ela comemora o resultado. A jovem está esperando a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para se inscrever em uma vaga de medicina. A felicidade com a nota da redação foi tanta que Carina diz que sentiu como se tivesse passado na faculdade.

“Me tremi todinha! Acordei meus pais [quando vi o resultado], e ficamos a madrugada em claro. É uma euforia muito grande”, disse ela, empolgada.

O tema da redação foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, e Carina se esforçou para incluir repertórios culturais relevantes. Ela mencionou a 1ª fase do Romantismo na introdução, ao falar sobre os indígenas, e se referiu ao sociólogo Boaventura de Sousa Santos e à filósofa Sueli Carneiro no desenvolvimento.

 

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui