Copa do Mundo de Futebol é um dos maiores e mais importantes eventos esportivos do esporte. Esse ano ela está acontecendo no Catar.

Países com tradição futebolística como Argentina, Espanha ou Brasil são os mais procurados. No entanto, há algumas nações que sempre nos surpreendem positivamente para além de sua atuação no campo.

Uma delas certamente é o Japão que, apesar de ter enfrentado enormes adversidades, conseguiu derrotar a Alemanha e a Espanha-  países conhecidos por seus times de futebol incríveis. No entanto, a nação japonesa não surpreendeu apenas por suas habilidades esportivas, mas por sua incrível cultura.

Getty Images

Como já visto em anos anteriores, assim que os jogos terminavam e as pessoas começavam a sair, os japoneses permanceciam no estádio para limpar a arquibancada. Houve dias em que eles foram vistos limpando o local, apesar do Japão nem estar jogando. E isso também valeu para os dias em que ganharam: primeiro limpavam o local, depois comemoravam!

Leia também: Japão impressiona o mundo com lição de educação: limpe antes de comemorar

O mesmo aconteceu recentemente quando, apesar de terem sido eliminados após o jogo contra a Croácia, todos, mesmo tristes, levantaram-se e limparam a área. Eles permaneceram fiéis à sua cultura e partiram da melhor maneira possível.

Getty Images

Graças a vários vídeos publicados nas redes sociais, pudemos vê-los com os seus conhecidos sacos de plástico azuis, cheios com o lixo encontrado no chão.

“Para os japoneses, isso é normal. Quando você sai de um lugar, tem que deixá-lo mais limpo do que estava antes”, disse Hajime Moriyasu, técnico da seleção japonesa, segundo o The New York Times.

Twitter @talkSPORT

“É assim que um povo e uma nação educados e cultos são. Perderam o jogo, mas mais uma vez ganharam corações com um gesto nobre” e “Atitude que todos devemos repetir” , indicaram alguns ao observarem a grande cultura que levam por todo o lado.

E eles foram ainda além no exemplo de educação, respeito e dignidade: após perderem o jogo, o  técnico japonês caminhou até a arquibancada onde os torcedores do Japão estavam reunidos e fez uma reverência, agradecendo o esforço que animou o time, bem como por ter feito o sacrifício de viajar para tão longe .

Leia o texto sobre esse momento aqui: Técnico do Japão fez uma reverência aos torcedores após ser eliminado no Catar. Agradeceu

Getty

Simplesmente admirável!

***
Com informações de Upsocl

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui