O empresário Luciano Hang foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a pagar R$ 8 mil ao padre Julio Lancellotti por danos morais. O dono da Havan teria difamado o padre em mensagens enviadas num grupo de WhatsApp chamado Empresários & Política.

No print das mensagens, Hang critica Julio Lancelotti por uma reportagem em que ele ajudava pessoas em situação de rua, no frio de São Paulo.

“É da turma do Lula. Hipocrisia pura. Temos que ensinar a pescar, e não dar o peixe. Cada dia que passa é mais malandro vivendo nas costas de quem trabalha”, escreveu Luciano Hang, “Quem defende bandido, bandido é”.

Crédito: Reprodução

“Não podemos generalizar, mas ajudaram bastante o PT a chegar ao poder”, continuou.

À justiça, o padre alegou que sua honra foi atingida pelas mensagens do empresário e solicitou a compensação por danos morais. Por sua vez, Hang contestou Lancelotti e alegou a ilegalidade da prova, por ter sido obtida “de forma ilícita, com violação à sua privacidade”.

A juíza responsável, Eliana Adorno de Toledo Tavares, julgou a ação procedente em parte e determinou que Hang pague R$ 8 mil de indenização ao padre.

Para Tavares, o empresário agiu com “claro abuso ao exercício da liberdade de expressão, atingindo a honra do autor” ao chamar o padre de bandido.

Além disso, a juíza avaliou que outros trechos da mensagem enviada por Hang representam “crítica, ainda que ácida, ao autor, seu trabalho e à Igreja Católica, e possível ofensas sem destinatário determinado”.

Sobre a decisão, o padre Julio Lancelotti comemorou, em entrevista ao jornal O Globo: “É uma decisão importante e pedagógica para que haja ética nas redes, principalmente por se tratar de uma pessoa de grande projeção. Ele tentou me desqualificar e justificar isso de maneira política e preconceituosa, mas é preciso ter limites e respeito”.

A decisão da Justiça de São Paulo, ainda cabe recurso. Hang tem 10 dias, a partir da intimação da sentença. A defesa do empresário não se manifestou.

Com informações de Catraca Livre

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui