Gatos são seres muito curiosos que cativam a nossa atenção. Esses bichanos são protagonistas de assuntos místicos, lendas e, é claro, muitas superstições.

Mas, os felinos também têm uma imensa sensibilidade que faz parte de seus instintos selvagens e conseguem identificar muitas coisas que nós, seres humanos, nem sequer percebemos.

Essa característica pode ser confundida com algo fantástico ou mágico, mas a explicação é muito mais óbvia do que esperamos. A sensibilidade dos bichanos se dá pela anatomia do gato e os sentidos de seu corpo.

Foto: RawPixel

Confira abaixo uma lista das coisas que esse peludinhos conseguem sentir.

Eles sabem quando seu tutor vai partir

Mesmo que não haja nenhum estudo científico, muitos relatos já nos fizeram acreditar que os gatinhos sentem quando seus tutores vão partir. Mas somente quando se trata de causas naturais, sem envolver situações inesperadas, como acidentes.

A hipótese principal é que o olfato felino é capaz de detectar pequenas alterações do corpo humano que passam despercebidas por nós.

Gatos sabem quando estamos doentes

Seguindo a mesma lógica das mudanças fisiológicas no corpo humano, as doenças também alteram significativamente o nosso odor e não passam despercebidas pelos bichanos.

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Applied Animal Behavior Science, a capacidade dos gatos de detectar mudanças químicas nos tutores e no ambiente influencia no comportamento felino. Eles se sentem seguros perto de cheiros familiares e ficam intrigados com odores que não reconhecem.

Além das doenças físicas, os gatos também percebem transtornos psicológicos, afinal, eles também alteram muitos componentem no corpo humano, principalmente os hormônios.

Foto: RawPixel

Gatos sentem quando estamos tristes

Pequenas mudanças de humor são captadas pelos felinos. Não é à toa que a pet terapia está cada vez mais em alta. Uma pesquisa desenvolvida pela Universidade de Bari, na Itália, confirmou que os gatos conseguem reconhecer emoções humanas por meio de observações auditivas e visuais.

Por isso, os tutores de gatos sempre percebem a presença dos peludos em momentos difíceis.

Gatos sabem quando vai chover

Neste caso, é a audição felina que é responsável pela percepção da mudança de clima, principalmente quando se trata de chuva. Por conta de seu sentido bem aprimorado, o gato consegue ouvir barulhos de trovão há uma distância muito superior que a nossa. Além disso, a sensibilidade a cheiros e mudanças na pressão atmosférica também influenciam nessa questão.

Foto: RawPixel

Gatos sabem quando vai haver um terremoto e outros desastres naturais

Essa informação já é muito conhecida e não podia ficar de fora dessa lista. Na década de 1980, o cientista alemão Helmut Tributsch lançou um livro chamado “When The Snakes Awake: Animals and Earthquake Prediction”, que alegava que os animais em geral estão bem sintonizados com terremotos iminentes.

Por conta de suas patinhas super sensíveis, os bichanos são capazes de sentir a mudança estática do ambiente, que normalmente traz um desconforto e mal estar para os pets. A audição também pode ter um papel importante nisso.

Com informaçõesJuliana Melo, repórter do Patas da Casa.

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui