Mulher de 121 anos é ‘descoberta’ na Bahia e pode ser a mais velha do mundo: “Ativa até pouco tempo”

Maria Gomes dos Reis foi recentemente ‘descoberta’ pela Prefeitura de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. Ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas acabou chamando a atenção por sua idade. A baiana pode ser a pessoa mais velha do mundo.

De acordo com sua Certidão de Nascimento,Maria Gomes dos Reis nasceu em 16 de junho de 1900, no povoado Bela Vista, em Bom Jesus da Lapa, onde vive até hoje.

asomadetodosafetos.com - Mulher de 121 anos é 'descoberta' na Bahia e pode ser a mais velha do mundo: "Ativa até pouco tempo"
Foto: Reprodução/TV Oeste

Ela está acamada há pouco mais de oito anos, é aposentada e mora com sua neta, Célia Cristina, afinal, todos os seus filhos já faleceram. “Dou comidinha na boca, nós temos que fazer tudo, trocar faldas. A minha vida agora está resumida em cuidar dela”, contou  Célia.

“Ela criou os netos e bisnetos. Ela que cuidava de tudo. Era bem ativa até pouco tempo, cozinhava, lavava roupas”, contou.

A pessoa mais velha do mundo, reconhecida pelo “Guinness Book”, era a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, que morreu no dia 19 de abril deste ano. Depois de sua partida, o título passou a ser da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida em 11 de fevereiro de 1904.

“A idade avançada a gente sabe que ela tem, mas saber que ela é a mais velha do mundo? A gente fica até abismada”, brincou a neta de Maria Gomes.

asomadetodosafetos.com - Mulher de 121 anos é 'descoberta' na Bahia e pode ser a mais velha do mundo: "Ativa até pouco tempo"
Foto: Reprodução/ TV Globo

Além de Célia, as bisnetas Vitória Stefani e Ivanilde Gomes também ajudam nos cuidados da idosa. “Sou responsável por ela, porque ela não tem condições de se locomover para fazer prova de vida. Eu que resolvo algumas coisas por ela”, contou Vitória Stefani.

Já Ivanilde foi morar com Maria quando tinha 6 anos e é muito grata pela educação e apoio oferecidos pela bisa. “Nunca me faltou nada, e ela sempre falava a seguinte frase, que eu levo para a minha vida: ‘Vai estudar, menina’. Se hoje eu consegui fazer uma graduação foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó”, completou.

Maria Gomes possui 13 bisnetos, seis tataranetos e a família tem a expectativa de que ela veja 5ª geração nascer.

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui