Uma das profissões mais importantes, atualmente, para o andamento e desenvolvimento de uma empresa é a do contador. Isso ocorre pois geralmente este profissional é quem tende a lidar com papeladas e com questões trabalhistas, ligadas ao âmbito da economia e tributário.

Além das empresas, o contador presta diversos serviços para pessoas físicas, como por exemplo a tão temida declaração de imposto de renda, que inclusive a maior parte dos brasileiros busca auxílio de um contador nesta hora.

O contador também é um profissional extremamente capacitado para atuar como um conselheiro, atuando através de análises do mercado financeiro e de recomendações para diversos setores de uma empresa.

Ainda, diversos treinos, cursos, simpósios e práticas são realizadas por estes profissionais, tendo em vista que seu conhecimento é tão essencial e que sua atuação é tão necessária para o andamento saudável de uma empresa.

Fora as palestras e cursos, o contador ainda pode atuar em uma grande gama de universos relacionados diretamente com a área financeira e econômica, como por exemplo:

1- Gestão Financeira
2- Contabilidade Digital
3- Controladoria e Finanças
4- Contabilidade Gerencial

Mas o que exatamente é estudado em um curso técnico ou superior na área de contabilidade ou ciências contábeis? Qual o principal conceito por trás da formação do contador?

Visando compreender um pouco mais quais são as competências e habilidades por trás da atuação deste profissional, vamos entender um pouco mais sobre esta área e observar temas atuais para um projeto de TCC na área.

Desta maneira, além de compreender qual o principal papel do contador como profissional, é possível também entender quais são as tendências do mercado através de análises dos melhores temas para TCC de contabilidade em 2022.

Como é a estrutura do curso e sua grade curricular?

De acordo com a plataforma especializada em vestibular e cursos superiores, a Guia da Carreira, o curso de contabilidade é amplamente pautado em áreas como a Matemática, a Estatística e as Finanças.

Desta maneira, o profissional formado na área é completamente capacitado para atuar em diversas situações onde o assunto seja remuneração, organização financeira e prospecções econômicas.

Assim como em qualquer outro curso superior, o curso na área de ciências contábeis requer o desenvolvimento de um TCC em contabilidade ou um artigo científico sobre contabilidade dependendo da instituição em questão.

No entanto, algo que é invariável é a obrigatoriedade de se realizar um estágio curricular obrigatório e desenvolver trabalhos de ciências contábeis ao longo dos quatro anos de curso, em média.

A área da contabilidade é geralmente classificada como uma ciência exata. No entanto, há diversas disciplinas ao longo do curso completamente voltadas para as ciências humanas, como por exemplo:

  • Administração
  • Direito
  • Legislação
  • Planejamento Tributário
  • Psicologia do Trabalho
  • Teoria da Contabilidade
  • Auditoria

Desta maneira, desenvolver um TCC na área de ciência contábeis pode ser extremamente diverso, tendo várias possibilidades, tanto na área das exatas quanto na área das humanas.

Quais são as principais atuações e atribuições do contador?

Desta maneira e com esta formação, o contador é responsável principalmente pelo aspecto organizacional de vários níveis da empresa, desde o financeiro até o legislativo e trabalhista, a fim de entender pontos como a dinâmica salarial da empresa.

Ainda, o contador deve atuar como um conselheiro, analisando da melhor maneira possível o panorama financeiro e econômico de determinada situação empresarial ou de um determinado momento onde a empresa se encontra.

Sendo assim, o contador é um profissional extremamente requisitado, tendo diversas oportunidades e, desta maneira, assegurando uma possível vaga de trabalho, principalmente com a crescente tendência digital dos dias de hoje.

Projetos e tendências da contabilidade para o futuro


Agora que foi possível entender como o contador é formado e quais são as suas principais obrigações e seu principal papel dentro de uma empresa, é hora de entender quais são as possíveis oportunidades para este profissional no atual contexto em que vivemos.

De acordo com a plataforma digital do Serasa, existem algumas tendências claras para o período pós-pandemia para o universo da contabilidade, sendo algumas delas:

  • Automação de Processos
  • Consultoria Personalizada
  • Integração Contábil
  • PIX
  • Presença e Marketing Digital

Desta maneira, os profissionais que já possuírem um certo grau de experiência nestas sub-áreas tende a estar em uma posição de imensa vantagem e conforto no mercado de trabalho, visto que daqui pra frente elas tendem a se intensificar cada vez mais.

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui