fotografia

Menino Davi, da Cidade de Deus, faz ensaio fotográfico inspirado na foto da menina afegã

Davi Gonçalves Augusto da Rocha Brito é um garoto de 11 anos e morador da comunidade Cidade de Deus. O menino foi recentemente descoberto ONG Nóiz: Construindo um Futuro, um projeto que atua na área da educação e profissionalização das pessoas com ações voltadas para a transformação do quadro social e cidadania.

Mas agora, Davi já tem contrato assinado com uma agência de modelos e está realizando trabalhos profissionais, além de receber os primeiros cachês de sua carreira. Na última quinta-feira o menino protagonizou um novo ensaio fotográfico, que faz uma releitura da clássica fotografia da “Menina afegã”, imortalizada na capa da revista National Geographic.

Foto: Reprodução/Redes sociais

A foto é obra de Steve McCurry, fotógrafo americano, e foi tirada em 1985. A menina Sharbat Gula tinha 12 anos e era órfã desde os 6. Refugiada no Paquistão, escapou da guerra em sua terra natal. A imagem teve impacto mundial por mostrar, através dos marcantes olhos verdes e semblante enternecedor da menina.

by Steve McCurry

Mas, agora o protagonista é Davi, um garoto que perdeu o pai, assassinado por milicianos em Santa Cruz, na Zona Oeste, e hoje vive em meio à miséria na Cidade de Deus. Com seus 11 anos, Davi está no terceiro ano do ensino fundamental, mas ainda não é alfabetizado.

Mariana Revelles foi a produtora responsável pela ideia e conversou com o tutor de Davi, André Melo, sobre a possibilidade. O nome National Rio é para simbolizar a inocência e a beleza das crianças em meio aos problemas da cidade do Rio de Janeiro, assim como a afegã se tornou um símbolo de seu país em meio à guerra.

“Fiz o primeiro trabalho do Davi e, antes disso, tinha visto a matéria dele. Quando o vi, foi uma surpresa. Pensei: “que menino lindo”. Na matéria, vi a foto da National Geographic e pensei em fazer uma releitura daquela imagem e marcar esse momento para ele. Procurei o André para reproduzirmos, mas que fosse de uma forma muito espontânea. Eu queria que ele participasse do processo. Ele me ajudou a pintar o cenário de fundo, curtiu, se divertiu”, contou Mariana.

Foto: Reprodução/Redes sociais

Davi chegou um pouco acanhado para o ensaio, mas ao poucos foi se soltando e participou ativamente do processo. “Foi legal, ganhei um kit de pintura para poder pintar mais em casa. A gente teve de pintar tudo, pude brincar e me divertir bastante. Curti muito”, disse o menino.

As fotos do ensaio farão parte do portfólio de Davi, para que outras marcas conheçam o trabalho do modelo. Há também a ideia de realizar uma exposição no futuro com as mesmas.

Com informações de Yahoo

A Soma de Todos Afetos

Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

Recent Posts

Norte-americano viraliza ao descrever seu primeiro beijo com brasileira: “Eu fiquei chocado”

O influencer norte-americano Joshua Canup tem causado alvoroço nas redes sociais com um relato inusitado…

19 horas ago

Anitta é confirmada para participar do show de Madonna em Copacabana

"Anitta irá participar do aguardado show de Madonna na Praia de Copacabana, no Rio de…

20 horas ago

Escola não vai expulsar autoras de ofensas racistas contra filha de Samara Felippo: “Não acho que a gente errou”

A decisão da escola Vera Cruz, em São Paulo, de suspender, em vez de expulsar,…

2 dias ago

Priscila Fantin, a eterna Serena de ‘Alma Gêmea’, revela batalha contra depressão: “Medo do mundo”

A trajetória de Priscila Fantin, conhecida pelo público como a doce Serena da novela "Alma…

2 dias ago

Roteirista de Os Simpsons revela como eles são capazes de prever eventos do futuro

Ao longo das décadas, "Os Simpsons" conquistaram fama não apenas por sua comédia afiada, mas…

3 dias ago

Jovem do Maranhão se torna a primeira promotora quilombola do Brasil: “É por meus ancestrais”

Na luta pela igualdade de oportunidades e representatividade, Karoline Bezerra Maia alcança um marco histórico…

3 dias ago