Menino Davi, da Cidade de Deus, faz ensaio fotográfico inspirado na foto da menina afegã

Davi Gonçalves Augusto da Rocha Brito é um garoto de 11 anos e morador da comunidade Cidade de Deus. O menino foi recentemente descoberto ONG Nóiz: Construindo um Futuro, um projeto que atua na área da educação e profissionalização das pessoas com ações voltadas para a transformação do quadro social e cidadania.

Mas agora, Davi já tem contrato assinado com uma agência de modelos e está realizando trabalhos profissionais, além de receber os primeiros cachês de sua carreira. Na última quinta-feira o menino protagonizou um novo ensaio fotográfico, que faz uma releitura da clássica fotografia da “Menina afegã”, imortalizada na capa da revista National Geographic.

asomadetodosafetos.com - Menino Davi, da Cidade de Deus, faz ensaio fotográfico inspirado na foto da menina afegã
Foto: Reprodução/Redes sociais

A foto é obra de Steve McCurry, fotógrafo americano, e foi tirada em 1985. A menina Sharbat Gula tinha 12 anos e era órfã desde os 6. Refugiada no Paquistão, escapou da guerra em sua terra natal. A imagem teve impacto mundial por mostrar, através dos marcantes olhos verdes e semblante enternecedor da menina.

asomadetodosafetos.com - Menino Davi, da Cidade de Deus, faz ensaio fotográfico inspirado na foto da menina afegã
by Steve McCurry

Mas, agora o protagonista é Davi, um garoto que perdeu o pai, assassinado por milicianos em Santa Cruz, na Zona Oeste, e hoje vive em meio à miséria na Cidade de Deus. Com seus 11 anos, Davi está no terceiro ano do ensino fundamental, mas ainda não é alfabetizado.

Mariana Revelles foi a produtora responsável pela ideia e conversou com o tutor de Davi, André Melo, sobre a possibilidade. O nome National Rio é para simbolizar a inocência e a beleza das crianças em meio aos problemas da cidade do Rio de Janeiro, assim como a afegã se tornou um símbolo de seu país em meio à guerra.

“Fiz o primeiro trabalho do Davi e, antes disso, tinha visto a matéria dele. Quando o vi, foi uma surpresa. Pensei: “que menino lindo”. Na matéria, vi a foto da National Geographic e pensei em fazer uma releitura daquela imagem e marcar esse momento para ele. Procurei o André para reproduzirmos, mas que fosse de uma forma muito espontânea. Eu queria que ele participasse do processo. Ele me ajudou a pintar o cenário de fundo, curtiu, se divertiu”, contou Mariana.

asomadetodosafetos.com - Menino Davi, da Cidade de Deus, faz ensaio fotográfico inspirado na foto da menina afegã
Foto: Reprodução/Redes sociais

Davi chegou um pouco acanhado para o ensaio, mas ao poucos foi se soltando e participou ativamente do processo. “Foi legal, ganhei um kit de pintura para poder pintar mais em casa. A gente teve de pintar tudo, pude brincar e me divertir bastante. Curti muito”, disse o menino.

As fotos do ensaio farão parte do portfólio de Davi, para que outras marcas conheçam o trabalho do modelo. Há também a ideia de realizar uma exposição no futuro com as mesmas.

Com informações de Yahoo



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui