Gata ‘Vitória’, que passou 9 dias sob escombros em Petrópolis continua em recuperação

Depois de um mês da tragédia de Petrópolis, que destruiu grande parte da área central da cidade e deixou pelo menos 233 mortos, a população ainda busca forças para se reerguer. As ruas mais atingidas já passam por limpeza, mas as famílias atingidas ainda sofrem com todo o caos.

Uma das histórias que foi noticiada quando tudo aconteceu foi a da gatinha Vitória, que passou 9 dias sob os escombros no Morro da Oficina, mas sobreviveu. Vitória deu esperança para os moradores da região e é uma heroína de quatro patas. Seu nome foi dado depois que tudo aconteceu, por isso é tão significativo.

asomadetodosafetos.com - Gata 'Vitória', que passou 9 dias sob escombros em Petrópolis continua em recuperação
Foto: Dani Purana/arquivo pessoal

Guilherme Mayorga, o veterinário responsável pelo caso, contou que Vitória foi encontrada com um quadro clínico delicado: com lesões, sem mobilidade e em choque hipovolêmico, uma situação de emergência decorrente da perda de grande quantidade de líquidos e sangue. De acordo com Guilherme, o quadro foi revertido com sucesso e a gata já apresentou melhora, mas ainda precisa de cuidados.

“Atualmente apresenta quadro de foliculite profunda, que é uma infecção bacteriana de pele, que irrompe nos folículos pilosos, produzindo furúnculos e celulite, causada pelo trauma e contato da pele com a lama e excesso de umidade. Diariamente as lesões são limpas e tratadas”, explicou Mayorga.

asomadetodosafetos.com - Gata 'Vitória', que passou 9 dias sob escombros em Petrópolis continua em recuperação
Foto: Dani Purana/arquivo pessoal

Além disso, ele contou que, um mês após a tragédia, as lesões já estão cicatrizadas e o tratamento antibacteriano está na última fase.

“Estamos trabalhando no processo de repilação da paciente. É um tratamento longo e a paciente está sendo acompanhada de perto por nosso dermatologista. Devido as extensas lesões e a necessidade do procedimento cirúrgico de castração pós-tratamento, ainda não temos previsão de alta”, disse.

asomadetodosafetos.com - Gata 'Vitória', que passou 9 dias sob escombros em Petrópolis continua em recuperação
Foto: Dani Purana/arquivo pessoal

Depois que se recuperar, a gatinha Vitória será encaminhada para a adoção por alguma família de Petrópolis que tenha reconstruído a vida após a tragédia.

“A clínica vai apadrinhar o animal com todo o tratamento que se fizer necessário. Achamos que é uma forma de validar o símbolo que a vitória nos trouxe de persistência, superação e amor a vida”, afirmou o veterinário.

 

Saiba como ajudar

O estado resgatou no mínimo 50 animais após a tragédia em Petrópolis. Uma parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura, responsável pelas políticas Públicas de Proteção e Bem-estar Animal (RJPET) e o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) possibilitou esse cuidado.

Em parceria com a ONG Rio Eco Pets, vários pontos de doação foram espalhados pelo Rio de Janeiro, além do ponto central do Governo do Estado em Petrópolis. Toda doação será destinada para a ONG Dogs Haven que fica localizada em Petrópolis e faz a distribuição local.

Pontos fixos de coleta na região metropolitana:

Shopping Boulevard: Clubinho do Jujuba, 2° piso
Botafogo Praia Shopping: 1º e 5º piso
Rio Design Barra: Concierge
Rio Design Leblon: Concierge
Shopping Nova América: Acesso C – Em frente a Camicado
Shopping Nova Iguaçu: Próximo ao guichê de estacionamento, 1º piso

Em Petrópolis

Colégio Estadual Princesa Isabel, R. Gen. Rondon, s/n – Quitandinha

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui