Moradores de Praia Grande tentam salvar gatinhos de casa que será demolida

Esse caso está acontecendo em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Uma casa antiga será completamente demolida, mas vem sendo abrigo para seis gatinhos e um cão.

A casa foi vendida pela proprietária para uma consultora, mas os animais permaneceram na residência. Agora, com a previsão de demolição da casa, os vizinhos se mobilizaram e estão tentando achar um lar para os animais.

asomadetodosafetos.com - Moradores de Praia Grande tentam salvar gatinhos de casa que será demolida
Segundo os moradores, uma parte da casa já foi demolida e ainda esta semana, tratores devem retirar o restante do imóvel — Foto: Reprodução/ TV Praia Grande News

Moradores da Avenida Ângelo Perino, no bairro Maracanã, contaram que a antiga dona da casa vendeu o imóvel e cerca de 20 gatos ficaram para trás. Logo após a mudança, 10 dos peludinhos foram adotados.

Priscila Ruiz, de 47 anos, é ex-vizinha do local e relatou que a antiga proprietária era uma idosa com a saúde debilitada. “Ela de repente ficou doente e o filho dela, que mora na capital, veio buscar ela”, afirma.

Priscila também contou que quando a senhora se mudou, ela mesma disse que acionaria uma organização sem fins lucrativos para resgatar os filhotes. “Ela saiu daqui toda feliz sabendo que eles ficariam bem. Acontece que ela foi claramente enganada”, relata.

Com a casa sem donos, os dias se passaram e os gatinhos ficaram abandonados. Fernando Rocha, de 66 anos, é morador da região e faz parte do grupo de protetores que se formou para ajudar os animais. “A gente tenta levar ração e água para eles todos os dias”, disse Fernando.

asomadetodosafetos.com - Moradores de Praia Grande tentam salvar gatinhos de casa que será demolida
Foto: Arquivo Pessoal

Fernando resgatou um dos animas, que precisou amputar a pata após serem constatadas diversas fraturas. “Queremos fazer um mutirão para tirar eles de lá, mas não tem nada concreto ainda”.

Luna Santana, de 40 anos, é outra voluntária que está ajudando no caso e conseguiu resgatar quatro gatinhos. “Quando a Priscila entrou em contato comigo eu só conseguia pensar neles. Infelizmente, consegui tirar poucos de lá, pois não tenho mais onde colocar eles”, contou.

“Estou com mais 50 cachorros no meu abrigo, mas eu não poderia fechar os olhos para esses gatinhos”. Ela tem um abrigo na Vila Mirim, em Praia Grande, e acolhe animais há 14 anos.

asomadetodosafetos.com - Moradores de Praia Grande tentam salvar gatinhos de casa que será demolida
Um dos gatos ficou ferido e precisou amputar a pata — Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, são seis gatos que continuam no local e estão debilitados. “Pelo jeito, já foi dada ordem de demolição. Na semana passada, demoliram grande parte da residência”, afirma Priscila.

Os animais estão correndo risco, já que ficam o tempo todo expostos ao sol e a chuva, além do risco de serem atingidos por escombros.

Segundo a Lei complementar 814/2019 da legislação de Praia Grande, é obrigatório a retirada dos animais antes da demolição de qualquer imóvel. Priscila afirma que ela e os demais protetores correm para resgatar os quatro gatos que sobraram e que, apesar as solicitações à prefeitura, eles ainda não obtiveram ajuda.

 

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui