Um curso de oratória permite que você aprenda a transmitir a sua mensagem e que aquelas pessoas que estiverem ouvindo, possam interpretar a sua mensagem exatamente como você planejou.

Quando se fala em oratória, logo você pensa que é uma espécie de discurso diante de uma plateia enorme, um auditório de um congresso, um evento empresarial ou algo parecido.
No entanto, uma oratória pode acontecer em uma escola diante de um grupo de alunos, em uma festa de casamento diante dos noivos e dos convidados ou simplesmente uma fala com uma pessoa com quem você queira ter um diálogo.

Um curso de oratória online vai possibilitar que você consiga determinados objetivos importantes como:

⮚ Poder enfrentar o pânico cênico e conseguir quebrar esse bloqueio para falar diante de outras pessoas com tranquilidade.
⮚ Poder ter o vocabulário adequado para cada tipo de ocasião e necessidade, conseguindo dessa maneira falar sem hesitações.
⮚ Poder se expressar de uma forma clara e correta para que a sua audiência compreenda aquilo que você está dizendo sem nenhuma dúvida.
⮚ Poder obter o ‘timing’ certo no seu discurso para não cansar à audiência e poder mantê-la interessada naquilo que está sendo dito.

História da oratória

Itália é o país de nascimento da oratória, especificamente em Sicília, mas foi desenvolvida na Grécia. Nessa região era considerada um elemento para obter prestigio e fundamentalmente para atingir poder político. Os logógrafos eram profissionais que escreviam os discursos para serem ditos nos tribunais.

O famoso filósofo grego Sócrates criou uma escola de oratória na cidade de Atenas. Naquela época a oratória tinha um sentido mais patriótico e quem fosse orador, devia ser um homem muito bem instruído e ter excelentes ideais éticos, pois só assim poderia garantir o progresso da nação.

Depois de um tempo, e vários séculos antes dos atuais cursos online gratuitos, o ensino da oratória se aperfeiçoou na República Romana sob a responsabilidade de Marco Tulio Ciceron. Até hoje os seus tratados de oratória são reconhecidos!

Por que motivo é necessário estudar e praticar oratória?

Muitas pessoas já passaram por uma situação constrangedora na hora de ter que fazer um discurso, ler qualquer texto em voz alta ou dar uma opinião sobre um assunto qualquer diante de muito público.

Tremedeira, suor e a sensação de não ser ouvido ou não ser entendido. A situação é horrível, os nervos à flor da pele e a percepção de ver que as outras pessoas estão notando a insegurança do orador.

Só com determinadas técnicas é que a pessoa poderá enfrentar esse tipo de situações e acabar conseguindo a empatia do público:
✔ vocalização
✔ respiração
✔ relaxação
✔ postura
✔ tom
✔ voz
✔ ritmo

O uso correto de todos esses itens permitirá que você consiga se expressar perfeitamente diante de qualquer tipo de público e ocasião, sem importar o tipo de público quanto a idade, ideias, cultura ou crenças. Aprendendo oratória aqui, por exemplo, essas diferenças não serão um problema porque com a prática e os exercícios, é possível chegar a todas as pessoas do mesmo modo.

Um bom curso ensinará a desenvolver um assunto para que você possa conquistar à sua audiência, finalizando o discurso de um jeito fantástico e conseguindo desse modo que as pessoas que compreenderam a sua mensagem desejem ainda mais informação.

Dominando a arte da oratória será possível atingir o íntimo de cada pessoa, tocando os seus sentimentos, atraindo imagens, sons e conseguindo pegar a atenção de todos para você ser ouvido e, assim, transmitir corretamente a sua mensagem.

Como conseguir cativar ao seu público

A ocasião não é o mais importante, muito menos a quantidade de pessoas que irão ouvir o seu discurso, a sua mensagem. O essencial é você cativar, atrair a atenção do seu público, mexer com os seus sentimentos mais profundos, conseguir ser ouvido, compreendido, despertar o interesse de todos e ter sempre o controle da situação.

Tudo isso é possível através do estudo, da aprendizagem, dos exercícios e fundamentalmente da prática. Afinal de contas, todo mundo pode se comunicar, transmitir uma mensagem, comentar uma ideia. O ponto é ter a técnica para não ter pânico nem sofrer na hora de ter que dar um discurso.

Principalmente, é necessário ter vontade de superar qualquer problema e querer ter a certeza de conseguir o objetivo para conseguir uma comunicação fluida com as outras pessoas. É necessário lembrar sempre que a oratória “é a diferença entre o que você transmite e o que você quer transmitir”.

Entendendo isso, você conseguirá conquistar os ouvintes, tocar os seus sentimentos, despertar a curiosidade de todos por aquilo que você está dizendo, permitindo que as pessoas fiquem atentas e com vontade de continuar ouvindo a sua mensagem.

Mas a oratória não é só para um discurso diante de uma audiência: hoje em dia, com o avanço da tecnologia e a presença das redes sociais na vida de todo mundo, a oratória é importante também para você poder se comunicar na mídia através de uma mensagem clara e concreta. Assim, os seus seguidores ficarão atentos e você conseguirá atravessar a tela com as suas palavras e gestos.

Para compreender melhor: a oratória através da tecnologia ajuda a publicitar um produto ou serviço, apresentando-o, explicando a importância de comprá-lo ou contratá-lo. Portanto, dominar as técnicas da oratória através de um curso é muito importante tanto para quem precisa enfrentar plateias ao vivo quanto para quem utiliza as redes sociais para vender um produto, um serviço ou simplesmente uma ideia.

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



2 COMENTÁRIOS

  1. Parafraseando o texto inicial, me atrevo a deduzir que:
    A arte de calar, de refletir e de saber como “não dizer”. Poder silenciar na hora certa e ajuizadamente. Saber ocultar o que os outros não querem ouvir. Reprimir uma determinada idéia, se ela for ferir. Conseguir que as pessoas possam entender o que você quer que elas entendam, ainda que não fale. Isso se chama SABEDORIA “.

  2. Excelente resposta ( opinião ) !! Parabéns Sandra!! Concordo com todas as afirmações q foram escritas !! Temos que treinar para adquirir conhecimentos, gradativamente !! Mas antes das práticas , devemos “pedir ” as orientações da Sabedoria de Deus !! Estando presente está canalização , o sucesso acontecerá com certeza! De modo surpreendente !! Em todos ” casos” e momentos e lugares !!👍🙏

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui