Mulher comemora divórcio com buzinaço no DF: ‘Nem sei como consegui viver tantos anos assim.’

Os motoristas que dirigiam entre Taguatinga e Ceilândia, no Distrito Federal, ficaram surpresos na tarde desta terça-feira (25) quando viram um buzinaço que comemorava um divórcio.

A técnica de enfermagem aposentada, Tânia Lacerda, decorou seu carro e pendurou latinhas amassadas no parachoque, comemorando o fim de seu casamento. No vidro traseiro do carro, a frase “enfim divorciada” revelava o alívio de Tânia.

A mulher, de 55 anos teve um relacionamento abusivo que durou 36 anos e precisava chegar ao fim. “Nem sei como consegui viver tantos anos assim. Quantas vezes passei por situações que minha família nem ficou sabendo”, conta Tânia.

A recém divorciada conta que conhecer histórias de feminicídio foi o que a fez ter coragem para pedir o divórcio. “Nós, mulheres, sempre achamos que o parceiro vai mudar, mas eles não mudam. A gente tem que tomar consciência e buscar nosso amor próprio pra sair desses ciclos de abuso”, diz ela.

No ano de 2021, houve um aumento de 47% dos casos de feminicídio em Brasília. A Secretaria de Segurança Pública do DF registrou 25 mortes no ano passado e 17 em 2020.

“Quando eu soube que a justiça autorizou o meu divórcio, minha vontade foi de gritar aos quatro cantos do mundo que consegui sair dessa prisão. Foi uma sensação de liberdade, uma alegria imensa”, contou Tânia.

Além disso, ela conta sobre o processo para decidir a separação, que foi “longo e de muito sofrimento”. Segundo ela, o primeiro episódio de agressão aconteceu há 20 anos.

“Foi na casa da minha mãe. Ele [ex-marido] pegou um facão e cortou uma porta inteira. Nesse dia eu tive muito medo, e não voltei pra casa. Mas, por questões de dinheiro, acabei voltando depois”, aponta.

“São muitas coisas que acabam prendendo a gente a alguns relacionamentos. Eu me casei em uma época em que o casamento era pra sempre. Pra ver os filhos cresceram, e envelhecer juntos, um cuidando do outro. Mas, com o tempo, eu entendi que só eu estava nesse casamento. Eu sofri muito, e fui perdendo até minha saúde”, conta.

Felizmente, Tânia conseguiu mudar sua vida e não deixou de comemorar a decisão tão importante: “Agora é vida nova. O pior já passou, é passado”, completa.

Para denunciar a violação de direitos:

Telefone 197 – opção 0 (zero)
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (61) 98626-1197

 

Com informações de G1 



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

  1. Esta págian para mim foi uma degraça, infestada de vídeos, propagangas, travou tudo, tive que reiniciar e retornar a ela para fazer este comentário qe quase não consegui, vou denuncia-la no facebook aberto como perigosa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui