Buscar ajuda não é um sinal de fraqueza, mas de inteligência

Certamente, a maioria de nós é capaz de resolver as situações complicadas que surgem em nosso caminho. No entanto, pedir ajuda não está excluído do leque de opções que podemos usar como recursos para superar qualquer inconveniente.

Pedir ajuda, para aqueles que não estão acostumados a depender de alguma forma dos outros, pode ser um pouco difícil, uma vez que muitas ideias em torno do fato são frequentemente:

• Nós não somos capazes de resolver nossos conflitos.
• Vão nos ver como perdedores.
• Os outros não nos levarão a sério mais tarde.
• Podemos passar a imagem de irresponsável.
• Podem nos rotular como fraco ou folgado.
• Podem pensar que procuramos saídas simples.

Enfim … Podemos nos afogar em uma quantidade enorme de sabotadores, que só refletem a importância que damos ao que os outros pensam de nós, em vez de abrir espaço para deixar entrar o que o outro pode nos adicionar em um determinado momento.
Embora seja verdade que algumas pessoas não perdem tempo para julgar e criticar a vida dos outros e realmente gostam quando alguém ao seu redor tropeça ou, melhor ainda, que caía, também é necessário destacar que muitas pessoas estão dispostas a ajudar, incluindo de maneira desinteressada.

Pedir ajuda não deve ser visto como um sinal de fraqueza, mas como demonstração de inteligência, onde estamos reconhecendo que precisamos da intervenção de alguém para avançar e isso é totalmente válido.

O único reconhecimento de que algo escapa à nossa possibilidade de resolução, pelo menos neste momento, fala de humildade. Quantas pessoas não vemos quem prefere afundar em uma situação, antes de pedir ajuda? Certamente há situações em que não precisamos dizer nada para receber ajuda ou apoio, no entanto, em muitas ocasiões, teremos que declarar claramente o que achamos que precisamos.

Não perderemos nada com ela, pelo contrário, ganharemos recursos valiosos, tempo e energia, que podemos dedicar a uma fase mais avançada do processo, o que seria difícil para nós chegarmos se não solicitássemos ajuda em tempo hábil.

Muitas vezes vemos até que alguém se recusa a ir à terapia, a conselhos personalizados, argumentando que ninguém conhece melhor suas vidas do que eles, que não são malucos, que não precisam de alguém que não consiga administrar a própria vida para lhes dizer o que fazer Sem levar em consideração que talvez eles só precisem de alguém para emprestar seus olhos para se ver de outra perspectiva, talvez só precisem de alguém para ajudá-los a remover um véu simples ou mostrá-los onde têm todas as ferramentas necessárias para resolver um conflito

Não subestime a ajuda de outras pessoas, de pessoas mais próximas, àquelas que foram treinadas para ajudar e inspirar outras pessoas. Recorrer a essa ajuda não nos enfraquecerá, ao contrário, geralmente nos faz sair fortalecidos e sabendo que nunca, em qualquer caso, estamos realmente sozinhos.

Imagem de capa: Cyril Rolando
Tradução do site Rincón del Tibet, por A Soma de Todos os Afetos



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

2 COMENTÁRIOS

  1. Sinal de presunção e orgulho não admitir que SEMPRE se precisará do outro, assim como precisarão de nós. Estamos interligados no Planeta, somos interdependentes, juntos e misturados nesse contexto chamado vida e, quem se desliga, dança. Falta de humildade não se reconhecer fraco em algumas situações ou sempre, precisando de ajuda, orientação, amparo e auxílio. Deveríamos estar acostumados a aceitar a mão amiga em situações difíceis, reagindo com gratidão, ao invés da pretensão de sermos superiores, porque não o somos. Desde pequeninos, necessitamos de mãos maternas que nos alimentaram, limparam e vestiram para a manutenção de nossa vida frágil e precisaremos das mãos dos amigos e dos coveiros para nos carregar até a última morada. O simples fato de não sermos auto suficientes já nos deveria conscientizar da necessidade recíproca de apoio, entendimento, refúgio, socorro e abrigo na certeza de que antes de dar um simples passo, a cada nova manhã, precisamos da concessão de Deus que nos permita saúde e vigor para isso ou seremos filhos ingratos desprezando a imprescindível bênção do Pai.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui