A cantora, compositora e ícone da música brasileira, Elza Soares, nos deixou hoje, aos 91 anos. A notícia foi confirmada pela família, em nota oficial: “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado enviado nesta quinta-feira (20).

Elza Gomes da Conceição nasceu na favela carioca de Moça Bonita, em 23 de junho de 1930. Hoje, fica em nossa memória como uma mulher revolucionária e magnífica artista, que fez revolução. Ela é nossa Mulher do Fim do Mundo. Descanse em paz.

Foto: Frâncio de Holanda / Divulgação

Em homenagem à Elza Soares, separamos dezesseis fatos sobre sua vida, que mostram sua força como artista e mulher.

Confira:

1. O sobrenome Soares surgiu quando Elza foi obrigada pelo pai a se casar com Lourdes Antônio Soares, aos 12 anos. Um ano depois, aos 13, ela já estava grávida do seu primeiro filho. Ao todo, Elza teve sete filhos.

2. Aos 21 anos, Elza já havia velado o primeiro marido e dois de seus filhos que morreram de fome.

3. Em entrevista, ela contou que às vezes tinha que “espantar os urubus pra pegar o resto de comida que estava no lixo”.

4. Elza ainda viveu uma história complicada quando a sua filha Dilma foi sequestrada por um casal de sua confiança. As duas só se reencontraram anos depois, quando Dilma já era adulta.

5. Elza Soares teve um relacionamento com o jogador Mané Garrincha. Mas, na época que tudo começou, o romance do casal virou alvo da imprensa, que acusava a cantora de ter acabado com o casamento do jogador.

6. Em 1963, ela gravou a canção “Eu Sou A Outra”, e afrontou a sociedade conservadora da época.

7. Em entrevista, Elza contou que a casa em que morava com Garrincha no Rio de Janeiro foi metralhada durante a Ditadura Militar e isso fez com que eles fugissem para a Itália.

Garrincha e Elza Soares, em 1970, na Itália

8. De volta ao Brasil, a relação do casal foi marcada pelo alcoolismo de Garrincha e pela violência doméstica. Em 1969, o carro de Garrincha, que estava alcoolizado, sofreu um grave acidente na Rodovia Presidente Dutra. Dona Josefa, mãe de Elza, foi arremessada para fora e morreu na hora.

9. O casamento de Elza e Garrincha acabou após 16 anos, em 1982. O jogador faleceu no ano seguinte, de cirrose.

10. Em São Paulo, Elza passou a viver no ostracismo, se apresentando em circos esporadicamente. Depressiva, ela decidiu abandonar sua carreira. Mas, seu parceiro de trabalho, Caetano Veloso a colocou de volta ao show business quando gravaram um dueto da música “Língua”, sucesso de 1984.

11. Em 1986, Garrinchinha, o único filho que Elza teve com o jogador, faleceu num acidente de carro. Ele tinha apenas 9 anos.

12. Em 1999, ela foi eleita pela Rádio BBC de Londres a cantora brasileira do milênio. A escolha teve origem num projeto criado para comemorar a chegada do ano 2000.

13. Em 2003, seu trabalho “Do Cóccix ao Pescoço” foi indicado ao Grammy Latino e Elza passou a ser ouvida por uma nova geração de admiradores da MPB.

Elza Soares, 1971

14. A cantora emocionou o país ao cantar o Hino Nacional Brasileiro à capela na Cerimônia de Abertura dos Jogos Panamericanos Rio 2007.

15. Somente em 2015, após 50 anos de carreira, Elza Soares lançou seu primeiro trabalho composto apenas de canções originais, chamado “A Mulher do Fim Do Mundo”. Este se tornou o trabalho mais premiado da cantora, que recebeu o Troféu APCA da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Prêmio da Música Brasileira e o Grammy Latino de Melhor Álbum de MPB.

16. Elza se tornou símbolo da resistência negra no Brasil e uma apoiadora da causa LGBTQ.

 

O Buzzfeed publicou uma lista com 30 coisas sobre a vida de Elza Soares que talvez você não saiba. Nós, da CONTI outra, achamos a lista tão primorosa que selecionamos os 16 fatos que mais no chamaram a atenção. Acesse para ver mais. 

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui