“Silencie seus planos. Plateia não assiste aos ensaios, assiste ao show”

Outro dia, conversando com uma amiga, desabafei e lamentei o fato de que nem todos aqueles que andam ao nosso lado torcem por nosso sucesso. Muitas vezes, são justamente essas pessoas próximas que desmerecem nossas conquistas e duvidam da credibilidade de nossos dons. Ela entendia bem do assunto – já tinha passado por isso – e então me disse: “toda posição de destaque é uma posição solitária”

A afirmação fez todo sentido para mim. Relembrei o gosto amargo de algumas celebrações em que me senti tentada a me desculpar por estar feliz, ou empenhada em pedir perdão por ter atingido algum objetivo.

Aos poucos a gente aprende que algumas celebrações serão só nossas, de mais ninguém. Quiçá poderíamos comemorar com um grupo seleto de pessoas especiais, que caberiam em uma mão. Talvez – e isso é o mais inusitado – poderíamos celebrar com alguns estranhos, pessoas distantes que por alguma razão torcem mais por nós do que aqueles que fazem parte do nosso convívio.

Algumas vezes na sua vida você terá que assumir uma postura reservada. Alguns momentos de sua jornada terão que ser trilhados em profunda solidão, pois serão momentos em que você irá vencer, brilhar, ficar em evidencia de alguma maneira. E nem todos suportarão o seu sucesso. Nem todos aplaudirão seus feitos. Nem todos aguentarão ver você triunfar. É uma constatação triste, mas real.

Assim, não espere aplausos, elogios ou alegria genuína pelo seu sucesso vinda daqueles que te conhecem mais intimamente. Nem todos se alegrarão com suas vitórias, nem todos celebrarão sua felicidade. Tenha, antes, cuidado consigo. Silencie seus planos, e seja discreto com sua felicidade. Alguns triunfos são só nossos, e é preferível que aconteçam silenciosamente, num brinde reservado, do que atraindo uma multidão – que nem sempre  estará ali para prestigiar, e sim para desconsiderar…

Compre meu novo livro “Textos para acalmar tempestades” aqui: https://amzn.to/3wikbwN



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia Fabíola. Amo os seus textos.
    “Silencie seus planos. Plateia não assiste aos ensaios, assiste ao show” retrata exatamente o que penso, inclusive publiquei na minha página do face.
    Continue escrevendo pois o seu talento é incontestável!!! Parabéns!!!
    Deixo-a com um abraço carinhoso e votos de uma abençoada semana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui