“Na vida você não precisa dar tantas explicações. No final, as pessoas entendem o que querem e o que lhes convêm”

Esses dias li uma postagem que dizia mais ou menos assim: “Na vida você não precisa dar tantas explicações. No final, as pessoas entendem o que querem e o que lhes convêm. Sendo assim, contanto que você saiba que faz o bem e que não está aqui para prejudicar ninguém, apenas siga o seu caminho em paz”.

Não sei quem é o autor da frase (quem souber me avisa que marcarei aqui), mas a citação me abraçou num momento em que atravesso um período de muitas reflexões acerca da coragem de me expôr e da necessidade de aprovação.

Muitas vezes, a gente se sente impelido a pedir perdão por ser quem é. Em diversas situações, nos sentimos constrangidos simplesmente por existirmos e tentarmos ser autênticos e coerentes com nossos desejos. Algumas vezes, temos necessidade de nos justificar pela vida que vivemos e por nossas escolhas.

Não deveríamos dar tantas explicações, mas damos. Não precisaríamos nos incomodar tanto com o que dizem e pensam a nosso respeito, mas nos incomodamos. Não devíamos nos afetar com quem julga nos conhecer melhor que nós mesmos, mas nos deixamos atormentar. Não deveria ser necessário querer provar algo a alguém – já que as pessoas acreditam no que lhes convém – mas insistimos em tentar não decepcionar ninguém.

Unanimidade não existe. De vez em quando você irá decepcionar alguns, e está tudo bem. Você não é perfeito nem infalível; você também tem direito de seguir seu coração, mesmo que isso não atenda às expectativas dos “donos da razão”.

Fique em paz com suas decisões e escolhas; esteja tranquilo com a forma que você se expõe nas redes sociais – mesmo que isso incomode quem nunca se satisfaz; não perturbe o seu coração com exigências sobre humanas. Muitas vezes as pessoas esperam muito de nós, e por querer cumprir o combinado, seguindo o script da expectativa alheia, acabamos numa prisão.

Lutamos por nossas reputações com unhas e dentes, e acabamos perdendo a liberdade e a paz.

Quem nos ama de verdade e está do nosso lado para o que der e vier, jamais irá nos julgar ou incriminar por um vacilo ou por algo que não saiu de acordo com as expectativas que ele mesmo criou a nosso respeito. Quem coloca tudo a perder e te incrimina por qualquer deslize, não merece andar ao seu lado.

De repente você está vivendo a vida de outra pessoa, e não a sua, somente pelo desejo de agradar. De repente você deixa de olhar para seus anseios e necessidades e passa a querer cumprir o script daquilo que esperam de você somente pela obstinação de ser aceito e não decepcionar. Que preço alto de viver! Então um dia você acorda e decide que é hora de mudar. E, de tanto fazer o “certo”, quando você desiste de cumprir as expectativas externas, acaba sendo massacrado, pois não aprenderam que você também tem desejos, como todo mundo, e que você também quer ser senhor(a) de suas horas, como todo mundo.

Por fim, uma frase que li esses dias e fez todo sentido: “Afastar-se de algumas pessoas é autocuidado”. Preste atenção à sua volta. Nem todo mundo merece lugar de destaque no seu coração e na sua vida. Distanciar-se e manter apenas vínculos cordiais e diplomáticos com algumas pessoas pode ser questão de saúde mental. Nem todo mundo se relaciona de forma saudável, e muitas vezes você acaba doando seu tempo e energia à relações que cortam suas asas e minam sua autoestima, quando poderia simplesmente dar um basta. Aprender a colocar limites e dizer “não” é um grande passo, e representa um salto gigantesco na sua qualidade de vida. Afinal, ninguém percorreu seu caminho com seus sapatos para saber onde apertam os seus calos…

Compre meu novo livro “Textos para acalmar tempestades” aqui: https://amzn.to/3wikbwN



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui