Saiba mais sobre o pane que tirou do ar o WhatsApp, Instagram e Facebook

Nesta segunda-feira (4) os usuários das redes sociais WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram desatualizados de seus feed’s quando o pane mais duradouro de suas histórias afetou as plataformas.

Foram pessoas do mundo todo que reclamaram da dificuldade e incapacidade de acessar os três serviços, que pertencem ao Facebook (alô, Mark).

A empresa assumiu que o problema foi global e disse que ainda investiga o que causou a falha, considerada um problema de rede. Felizmente, por volta das 18h35, mais de 6 horas após o início da pane, Facebook, Instagram e WhatsApp começaram a abrir novamente para alguns usuários.

Em um comunicado oficial, a rede social anunciou a retomada do serviço e pediu desculpas.

“Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar”, disse o Facebook.

A hipótese principal para justificar a falha é que tenha acontecido um erro relacionado ao DNS, que é como um GPS ou “agenda de contatos” responsável por levar os internautas às páginas.

O DNS é aquele que registra os números (endereços de IP) associados aos “nomes de domínio” (como “contioutra.com”). A internet só funciona com números, então essa “agenda” cumpre o objetivo de permitir consultas (chamadas de “resoluções de domínio”) para que qualquer pessoa possa saber o número de IP do site que pretende acessar. Se acontece uma falha, o acesso à página fica indisponível porque não é possível encontrar o caminho certo para chegar nela.

Durante todo esse bafafá, o Twitter e seus usuários adictos estavam aproveitando a situação e lotando a rede com memes e tweets engraçados, que tiravam um sorrisinho no meio de tanto stress. Vamos conferir alguns!

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui