Mulher trans é enterrada com roupas masculinas e gera revolta na comunidade LGBTQIA+

Alana é uma travesti de 30 anos que faleceu depois de uma longa luta contra uma doença que afetava seus pulmões. Nesta segunda-feira (11), em seu enterro, muitos amigos se revoltaram com a forma com qual Alana foi vestida.

A comunidade transexual de Aracajú (SE) também ficou a par do caso, já que Lana, como gostava de ser chamada, foi velada usando terno, gravata e bigode, como se fosse um homem.

asomadetodosafetos.com - Mulher trans é enterrada com roupas masculinas e gera revolta na comunidade LGBTQIA+
Foto: Reprodução

“O que ela mais me pedia, mesmo antes de falecer ou de chegar a ir ao hospital, era para que eu cuidasse para que ela fosse enterrada como ela é, e não foi o que aconteceu”, disse uma amiga de Alana.

A vereadora da cidade, Linda Brasil (PSOL), se pronunciou sobre o caso nas redes sociais e revelou estar indignada com o ocorrido. “Não é porque é da família que há legitimidade para praticar transfobia deliberadamente”, disse.

asomadetodosafetos.com - Mulher trans é enterrada com roupas masculinas e gera revolta na comunidade LGBTQIA+
Foto: Reprodução

“No calor da indignação acabei não detalhando (e até por respeito à vítima mesmo), mas esse caso foi sim aqui em Aracaju. Precisamos dar um basta nessa romantização de relações familiares que desrespeitam e negligenciam nossas vidas, identidades e existências”, escreveu a vereadora.

Linda também aproveitou para lembrar da importância de políticas públicas no combate ao preconceito, mas que nem sempre são aceitas. “Inclusive, protocolei um projeto de lei de respeito ao nome social em consonância à identidade de gênero em lápides, jazigos e demais documentos relacionados, mas infelizmente ele não foi entendido como dentro dos parâmetros da constitucionalidade”.

De acordo com o relato de Jéssica Taylor, uma amiga de Lana, ela foi abandonada pela família e estava depressiva. Jéssica comanda a instituição Transunides, que distribui cestas básicas para a população trans.

“Lana foi desrespeitada pela família, que colocou até um bigode nela e a enterrou de terno, indo contra a sua identidade de gênero. A família não aceitava a orientação sexual dela”.

“Só quem é trans sabe o que já passou até conseguir assumir a identidade. Nem na grande despedida, ela foi respeitada. Lana morreu de tristeza”, completou.

Com informações de Yahoo



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui