Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra

Era só isso que nos faltava! Um dos maiores cometas já vistos está vindo da borda do sistema solar, em direção ao nosso planeta. Ele deve se aproximar ainda mais nos próximos 10 anos.

O corpo celeste possui 150 km de diâmetro, e é cerca de 31 vezes maior do que os cometas geralmente vistos pelos astrônomos.  Ele foi detectado pela primeira vez em 2014, mas só agora, os cientistas foram capazes de identificá-lo.

asomadetodosafetos.com - Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra
Apelidado de Bernardinelli-Bernstein, corpo celeste tem 150 km de diâmetro, mas não vai colidir com nosso planeta — Foto: Noirlab/NSF/Aura/J. da Silva

Bernardinelli-Bernstein foi o nome dado ao cometa, em homenagem aos cientistas que o descobriram, dos quais um brasileiro. A princípio, ele foi confundido com um pequeno planeta conhecido como planeta anão.

À medida que se aproxima do nosso planeta, os cientistas poderão observá-lo e aprender mais sobre a formação do sistema solar.

Gary Bernstein, um dos astrônomos que descobriram o cometa disse: “Temos o privilégio de ter descoberto talvez o maior cometa já visto — ou pelo menos maior do que qualquer um bem estudado — e o flagramos cedo o suficiente para que as pessoas o vissem evoluir à medida que se aproxima e aquece.”

asomadetodosafetos.com - Maior cometa já descoberto está viajando na direção da Terra
C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) – Wikipedia

“Ele não visita o sistema solar há mais de 3 milhões de anos.”, completou.

Normalmente, os cometas têm cerca de três a cinco km de diâmetro, do tamanho de um vilarejo. Mas, o Bernardinelli-Bernstein tem cerca de 150 km de diâmetro, distância entre Rio de Janeiro e Cabo Frio ou São Paulo e Bertioga.

Felizmente, não há motivo de pânico!

A órbita desse “cometão” está muito longe, o que significa que não vai colidir com a Terra. Ele está tão longe que os astrônomos estimam que leva milhões de anos para circundar o Sol.

Bernardinelli-Bernstein chegará mais perto da Terra no dia 21 de janeiro de 2031 e mesmo assim, estará a cerca de 1,6 bilhão de milhas de distância do sol.

 

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui