Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera

Hoje é dia 22 de setembro e os amantes da primavera já estão comemorando! A estação do ano está de volta e com ela, a época das flores. Quem é apaixonado pela natureza e adora estar cercado pelo colorido natural já pode se sentir contemplado.

Os papais e mamães de planta também comemoram esta nova fase, já que as plantas não apenas decoram o ambiente, mas ainda podem mudar instantaneamente as vibrações de qualquer casa, adicionar perfume e até mesmo purificar o ar filtrando inclusive as más energias.

Se você ainda não é do mundo das plantas, essa matéria é para você. Existem muitas opções de plantinhas coloridas e baratas e com longa durabilidade, e o melhor de tudo: fáceis de cuidar.

Vamos conferir algumas delas?

Violetas Africanas: popular e barata

asomadetodosafetos.com - Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera
Crédito: IStock

São plantas muito populares por um bom motivo: elas florescem durante todo o ano. Embora não exijam muita manutenção, estas pequenas e frondosas plantas se adaptam melhor em recipientes que possuem orifícios no fundo para permitir a irrigação.

Elas gostam mais da umidade do ar do que da umidade do solo. Uma forma segura para fornecer a água necessária sem encharcar a terra é colocar água em um recipiente onde caiba o vaso das violetas e deixar repousar por cerca de 15 minutos para que a planta absorva a água pelas raízes através dos furinhos na base do vaso.

As folhas da violeta africana mancham, ficam marrons e morrem devido ao ataque de fungos quando há acúmulo de água nas folhas.

Luz: Iluminação indireta, pois a luz solar direta pode queimar suas folhas.

Água: Folhas e flores não devem ser molhadas diretamente; A umidificação deve ser feita três vezes por semana no verão, mas apenas uma vez por semana no inverno.

Begônias, uma das plantas mais cultivadas no mundo

asomadetodosafetos.com - Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera
Crédito: IStock

Essa é uma das plantas mais cultivadas em todo o mundo por sua facilidade de manutenção e variedade de espécies – são mais de mil – com folhagens e flores de diferentes cores.

Para florescer bem, ela precisará de um local bem iluminado, mas não a coloque muito perto de uma janela ou a planta poderá ser prejudicada pela corrente de ar.

Uma das mais queridinhas das espécies desta planta é a Begônia Rex que tem folhas que, de tão extravagantes, nem precisam estar em flor para serem coloridas.

Luz: Luz média a alta

Água: Rega deve ser feita apenas quando o solo estiver seco

Bromélias, uma das plantas mais duradouras

asomadetodosafetos.com - Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera
Crédito: IStock

Sua aparência exótica parece indicar que a Bromélia requer muita manutenção e habilidades especiais de jardinagem. No entanto, cultivar uma bromélia em casa é muito fácil já que se trata de uma planta duradoura facilmente adaptável a qualquer ambiente, mesmo em apartamentos.

Esta planta possui 60 gêneros e mais de 3000 espécies. Ela é valorizada por sua folhagem espessa que cresce em uma roseta natural. Perto do final de sua vida, a bromélia pode produzir uma inflorescência ou flor, cuja forma e cor variam para cada espécie.

As plantas da bromélia costumam ser epífitas e se agarram a árvores ou outras estruturas. Elas não são parasitas, mas simplesmente usam as estruturas como poleiros para coletar o sol e a umidade.

Luz: Luz média a alta

Água: Manter o solo úmido, mas sem encharcar O ideal é molhar a área ao redor da base das plantas e nunca diretamente a base.

Kalanchoe, conhecida como Flor da Fortuna

asomadetodosafetos.com - Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera
Crédito: IStock

Muitas plantas são fáceis de cuidar, mas poucas são tão lindas quanto a kalanchoe em flor que possui grande variedade de cores e pode ser laranja, vermelha, amarela, rosa, lilás e branca. Também chamada de Flor da fortuna, a Kalanchoe pertence à família crassulaceae. Ou seja: é um tipo de suculenta.

Como acontece com todas as suculentas, a kalanchoe não não requer muita manutenção e é preciso se preocupar somente para que a planta receba luz solar durante algumas horas do dia e seja regada de forma adequada.

De origem africana, a flor da fortuna tem folhas resistentes ao calor e à escassez de água. Se morar em apartamento e não possuir área externa, coloque a planta em janelas e ambientes bem iluminados durante o dia. O importante é que elas entrem em contato com a luz do sol.

Luz: Luz direta

Água: Regue quando o solo parecer seco; permitir escorrer

Hibisco: decorativo e medicinal

asomadetodosafetos.com - Confira 5 flores fáceis para ter em casa, para comemorar a chegada da primavera
Crédito: IStock

Hibisco é uma planta linda que se adapta bem ao ambiente interno. Suas flores coloridas e grandes – podem chegar até 20 cm de diâmetro – duram apenas alguns dias, mas pode florescer da primavera ao outono e viver por vários anos.

Essas flores podem ser um complemento decorativo para uma casa ou jardim, mas também têm usos medicinais. As flores e folhas podem ser transformadas em chás e extratos líquidos que possuem muitos benefícios para a saúde.

Esta planta adora temperaturas quentes e podem ser mantidas dentro e fora de casa, mas deve receber luz solar direta várias horas por dia para florescer.

Luz: Luz direta

Água: O solo deve permanecer sempre levemente úmido, sem excesso de água.

 

Com informações de Catraca Livre 



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui