Espécie desconhecida de baleia com quatro pernas é descoberta no Egito

Uma espécie desconhecida de baleia com quatro patas foi identificada por cientistas no Egito. O anfíbio que viveu 43 milhões de anos atrás recebeu o nome de Phiomicetus anubis e foi originalmente descoberto no deserto ocidental do Egito.

O crânio do espécime se parece com o de um antigo deus egípcio, chamado Anúbis, que possui cabeça de chacal, era o “Deus dos Mortos”. A semelhança rendeu o nome científico do animal.

As baleias modernas desenvolveram-se através desde ancestrais mamíferos terrestres a cervos que viveram na terra ao longo de 10 milhões de anos.

asomadetodosafetos.com - Espécie desconhecida de baleia com quatro pernas é descoberta no Egito
by ALBERTO GENNARI

O Phiomicetus anubis tinha mandíbulas fortes o suficiente para capturar suas presas e pesava cerca de 600 kg, com 3 metros de comprimento, de acordo com o estudo publicado pelo “Proceedings of the Royal Society B” na quarta-feira (25). A baleia era capaz de andar na terra e nadar na água.

Um esqueleto parcial da espécie foi encontrado na depressão de Fayum, no Egito, e analisado por cientistas da Universidade de Mansoura. Embora a área agora seja deserta, ela já foi coberta pelo mar e é uma rica fonte de fósseis.

“O Phiomicetus anubis é uma nova espécie de baleia e uma descoberta de destaque para a paleontologia egípcia e africana”, disse o autor do estudo, Abdullah Gohar, à agência de notícias Reuters.

asomadetodosafetos.com - Espécie desconhecida de baleia com quatro pernas é descoberta no Egito
Foto: Dr. Robert W. Bossenecker

Essa não é a primeira vez que um fóssil de baleia com pernas foi encontrado, mas acredita-se que o Phiomicetus anubis seja o tipo mais antigo de baleia semi-aquática a ser descoberto na África.

Acredita-se que as primeiras baleias tenham se desenvolvido no sul da Ásia há cerca de 50 milhões de anos. Em 2011, uma equipe de paleontólogos no Peru descobriu um fóssil de baleia de 43 milhões de anos, com quatro patas, pés palmados e cascos.

Com informações de G1



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui