Escola insere Libras como disciplina para garantir inclusão de aluno surdo e resultado é incrível

O pequeno Webert tinha 7 anos quando começou a estudar na Escola Municipal H Dobal, em Teresina. O garoto é uma pessoa com deficiência auditiva e chegou com um histórico escolar não muito bom.

Seus professores o classificavam como um aluno “desinteressado” e diziam que já haviam feito diversos esforços para tentar ensinar ao menino por meio de Libras, a Língua Brasileira de Sinais.

asomadetodosafetos.com - Escola insere Libras como disciplina para garantir inclusão de aluno surdo e resultado é incrível
Foto: Reprodução The Greenest Post

Quando Josy Silva, a professora do novo colégio, recebeu Webert em sua sala, utilizou a empatia e tentou um novo método com o aluno. Ela suspeitou o menino rejeitava aprender por meio de Libras porque a atividade só reforçava o quanto ele era diferente do restante de seus colegas.

Assim, ela decidiu implementar o ensino de Libras para toda a turma. E felizmente, o resultado foi positivo.

Todos os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental receberam a matéria de Libras de braços abertos e adoraram o desafio. Eles gostaram tanto que, ao final do ano letivo, ganharam ‘Certificado de Proficiência em Libras – Nível 1’.

Já Webert começou a se interessar pelas atividades escolares e melhorou seu desempenho, além de se relacionar com o restante da turma.

A estratégia da professora Josy não poderia ser melhor. Ela ensinou não só uma nova língua, mas sobretudo sobre empatia e sobre a importância de respeitar as diferenças. Uma lição que, com certeza, os alunos vão levar para a vida!

Para garantir a inclusão plena de deficientes auditivos no Brasil, tramita no Senado Federal um Projeto de Lei que propõe que o ensino de Libras se torne obrigatório

asomadetodosafetos.com - Escola insere Libras como disciplina para garantir inclusão de aluno surdo e resultado é incrível
Foto: Reprodução The Greenest Post

nas escolas de todo o país. A história de Webert é mais uma prova da relevância de iniciativas como essa!

Com informações de The Greenest Post



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui