Brasileiro cria sozinho uma ecobarreira para limpar rio que passa ao lado da sua casa

O rio Atuba, na cidade de Colombo, no Paraná recebeu uma atenção especial de um indivíduo da cidade. Ele percebeu os inúmeros objetos poluentes que flutuavam no rio que passava perto de sua casa: garrafas PET, latinhas, bolas de futebol, embalagens de produtos de limpeza, bonecas e até um capacete e um fogão.

Diego Saldanha trabalha vendendo frutas nos semáforos do município e possui o rio Atuba como uma parte importante de sua vida, lá ele nadou e pescou. Mas, atualmente, já não conseguia fazer esse tipo de atividade, já que o rio estava cada vez mais poluído.

A população da cidade reclamava da poluição no local, mas nada fazia a respeito – tão pouco o poder público. Assim, Diego decidiu começar um projeto.

A iniciativa tinha como objetivo um melhor futuro para seus dois filhos e ainda o desejo de se tornar um exemplo para os meninos. Saldanha construiu sozinho uma ecobarreira, feita com galões de água e pedaços de rede de proteção e a instalou em um local estratégico do rio.

asomadetodosafetos.com - Brasileiro cria sozinho uma ecobarreira para limpar rio que passa ao lado da sua casa
Foto: Arquivo pessoal

A invenção possui um mecanismo que faz com que a barreira acompanhe o nível da água e seja ainda mais eficiente. A ecobarreira foi implementada no inicio de 2017 e seu construtor estima que já tenha retirado uma tonelada e meia de resíduos do rio Atuba.

Todos os recicláveis coletados são encaminhados ao colégio de seus filhos para serem vendidos e gerar renda à instituição. Mil reais já foram arrecadados após a iniciativa.

asomadetodosafetos.com - Brasileiro cria sozinho uma ecobarreira para limpar rio que passa ao lado da sua casa
Foto: Arquivo pessoal

Já outros objetos – mais peculiares – que são parados pela ecobarreira ficam expostos em um museu montado por Diego, para conscientizar a população e os visitantes. Dentre os objetos, estão expostos um tanque, o motor de uma máquina de lavar roupas, uma cadeirinha infantil para carros, um aquecedor elétrico e bonecas – que a mãe de Saldanha caprichosamente reforma e põe à venda no brechó que tem na cidade.

A ideia é repleta de vertentes que geram trabalho e renda e Diego se tornou um palestrante estimado nos colégios da região. Ele criou uma página no Facebook para disseminar a iniciativa e ajudar pessoas interessadas a replicá-la em outras cidades do país.

Com informações de The Greenest Post



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui