Você sabe quando seu pet está com frio? Confira dicas para cuidar de cães e gatos no inverno

O inverno chegou e já estamos sentindo a queda de temperatura, mas ainda temos vários meses para lidar com o clima gelado. Por isso, é de extrema importância que saibamos como cuidar dos que estão conosco: nossos bichinhos.

Muitas dúvidas surgem quando o frio chega. Será que meu cão está com muito frio? Será que ele gosta de colocar a roupinha? E os gatinhos? Será que o pelo deles é suficiente?

Apesar de terem pelos, os animais também sentem frio, você já deve ter visto eles encolhidinhos em algum canto ou se enfiando embaixo das cobertas.

A veterinária e coordenadora de conteúdo da Petlove, Jade Petronilho, explicou mais um pouco sobre isso. Segundo a profissional, a pelagem dos pets serve como protetor térmico tanto para o frio quanto para o calor e, de modo geral, quanto mais denso for o pelo do cão, menos frio ele deverá sentir.

Além disso, a gordura corporal também é um fator que contribui para o cachorro ser mais (ou menos) resistente ao frio.

A médica veterinária da Doghero, Thaís Matos, adiciona que além dessas características, é importante também levar em consideração a idade do cachorro. Os pets filhotes e idosos não conseguem regular sua temperatura corporal com eficiência e podem ter quedas bruscas. Os pets que estão com a saúde debilitada também precisam de mais proteção.

asomadetodosafetos.com - Você sabe quando seu pet está com frio? Confira dicas para cuidar de cães e gatos no inverno
Foto: Unsplash / CreativeCommons

Como saber se o bichinho está com frio?

Tremor

De acordo com Thaís, “os sinais de que um cãozinho está passando frio são bem parecidos com os nossos. Uma das primeiras reações do organismo quando o pet sente frio, que buscam aumentar a temperatura interna, é começar a tremer e se chacoalhar (em situações mais severas)”

Deitar em formato de bolinha

A veterinária também adicionou: “Outra indicação é dormir mais do que o normal, letargia e deitar em formato de ‘bola’, para tentar se aquecer”, explica.

Alguns animais também tentam chamar a atenção de seus tutores, seja latindo, miando ou resmungando, sem um motivo aparente. Eles também procuram um maior contato físico (com humanos ou outros animais) quando sentem frio.

Também é possível que eles tentem encontrar esconderijo, dentro ou embaixo de móveis ou outros objetos. Outros, no entanto, ficam inquietos, andando sem parar, em uma tentativa de se aquecer ou de achar um local aquecido.

Analisar as orelhas e a almofadinha das patas é uma forma simples de perceber se o animal precisa se aqueces. Se alguma dessas estiver muito frias, seu pet está com frio

“Deixe sempre uma coberta disponível para o animal, se ele permitir e não se incomodar, vista uma roupinha e o coloque em um local quentinho e confortável para que ele durma bem e se proteja”, ensina Jade.

asomadetodosafetos.com - Você sabe quando seu pet está com frio? Confira dicas para cuidar de cães e gatos no inverno
Foto: Unsplash / CreativeCommons

Dicas para cuidar de seu pet no frio

Reduzir a frequência de banhos

“Com a queda da temperatura, vale apostar na redução da frequência de banhos e, caso seja necessário banhá-lo, aquecer um pouco mais a água e secar muito, mas muito bem. Se você tem um filhote, vale acostumá-lo desde já com o uso de roupas. Você pode fazer isso escolhendo um modelo adequado e confortável para o tamanho do seu pet, que não limite seus movimentos, associando a um momento de ‘festa’, com muito carinho e brincadeiras”, explica Jade.

Espalhar vários potinhos de água pela casa

Segundo a veterinária Thaís, no inverno, os animais costumam ingerir menos água, como os humanos, portanto recomenda que o tutor espalhe vários potinhos de água pela casa.

asomadetodosafetos.com - Você sabe quando seu pet está com frio? Confira dicas para cuidar de cães e gatos no inverno
Foto: Unsplash / CreativeCommons

Ficar atento à alimentação

“Como o gasto energético é maior na estação mais fria, a quantidade de alimento para o pet pode ser aumentada em cerca de 10%. Essa recomendação é sugerida para cães saudáveis, adultos ou filhotes. Pets obesos devem seguir a dieta orientada pelo médico veterinário. Os gatos dormem mais no inverno e acabam por comer e beber menos, portanto, para manter o peso e a hidratação dos felinos, os alimentos úmidos são as melhores opções”, explica Thais.

 

Com informações de Revista Casa e Jardim



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui