Último sobrevivente dos soldados que libertaram Auschwitz morre aos 98 anos, conheça sua história.

A comunidade judaica de Munique e de Alta Baviera confirmou em um comunicado a morte de David Dushman, o último soldado sobrevivente que ajudou a libertar Auschwitz-Birkenau. O ‘Herói de Auschwitz’ partiu neste sábado (5) aos seus 98 anos.

O homem foi um dos soldados que ajudou a libertar prisioneiros do notório campo de concentração nazista como parte do Exército Vermelho Soviético na Segunda Guerra Mundial. Charlotte Knobloch, presidente da comunidade judaica local, chamou Dushman de “Herói de Auschwitz” e disse em um comunicado que ele salvou “incontáveis vidas”.

asomadetodosafetos.com - Último sobrevivente dos soldados que libertaram Auschwitz morre aos 98 anos, conheça sua história.
Foto: AFP

“Cada testemunha contemporânea que morre é uma perda, mas a despedida de David Dushman é particularmente dolorosa”, disse Knobloch. “Ele foi um dos últimos que poderia contar sobre este evento por experiência própria.”

O campo de Auschwitz-Birkenau, na Polônia e ocupada pelos nazistas, era o maior campo de concentração administrado pelo regime de Hitler. Lá, foram sistematicamente assassinados mais de 1,1 milhão de homens, mulheres e crianças.

asomadetodosafetos.com - Último sobrevivente dos soldados que libertaram Auschwitz morre aos 98 anos, conheça sua história.
Foto: AFP

Dushman deu uma entrevista no ano passado à Reuters e contou que sua unidade usou tanques para destruir as cercas da instalação. “Não sabíamos da existência de Auschwitz”, disse ele.

O ‘Herói de Auschwitz’ foi um dos 69 homens em sua unidade de 12.000 pessoas que sobreviveram à guerra, mas não saiu ileso. Um de seus pulmões foi removido depois que ele ficou gravemente ferido, de acordo com a Reuters.

Depois de sua carreira militar, Dushman ainda tornou-se esgrimista internacional e treinador de esgrima. Ele foi o melhor esgrimista da URSS em 1951 e treinou a equipe feminina soviética de 1952 a 1988, de acordo com o Comitê Olímpico Internacional (COI).

Seus aprendizes esgrimistas ganharam duas medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique.

Com informações de CNN



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui