Apesar do que todo filme de comédia romântica mostra, nem todo mundo precisa de um parceiro para se sentir completo. Na verdade, muitas pessoas até preferem ser solteiras. Eles veem isso como uma vantagem, não uma fonte de dor, porque sabem que é o melhor para eles. Quando alguém prefere ficar solteiro a curto ou longo prazo, há muitas oportunidades e benefícios a serem apreciados. Ser solteiro não é sobre solidão; é sobre auto-capacitação.

Mais Amizades

Todo mundo já vivenciou isso. Um amigo se casa ou inicia um relacionamento sério e desaparece. Parece que eles concentram toda a sua energia em seu relacionamento amoroso e suas amizades sofrem como resultado. Mas, de acordo com um estudo publicado na revista Contexts, os solteiros estão mais atentos aos amigos e familiares, inclusive fortalecendo o relacionamento entre irmãos. Eles também tendem a ter uma gama mais diversificada de amigos próximos, de acordo com um estudo em Comunicação da Informação e Sociedade.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Constrói autoestima

Inseguranças, traumas e adversidades tendem a prejudicar a autoestima das pessoas. No entanto, ser solteiro, por pouco tempo ou não, é o momento perfeito para se reencontrar. É importante dedicar um tempo para trabalhar no crescimento pessoal e redescobrir o que você ama em si mesmo. Afinal, você é a pessoa constante com quem precisa viver pelo resto da vida. Parceiros podem ir e vir, mas você precisa ter certeza de que ama a si mesmo antes de tudo.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Objetivos de carreira

Muitas pessoas preferem ser solteiras para seguir uma carreira. Elas gostam de dar o seu melhor ao trabalho e obtêm grande satisfação com isso. Geralmente, a carreira faz parte do sonho da pessoa e muito trabalho foi envolvido para chegar ali. Os solteiros também podem viajar mais e tirar férias mais longas e bem merecidas.

Menos estresse

Relacionamentos íntimos podem ser estressantes. Envolve duas pessoas tentando encaixar suas vidas juntas, e há muitos obstáculos a serem superados. Há o estresse da convivência, da divergência de opiniões e, às vezes, o estresse do relacionamento estar despencando. Embora ser solteiro apresente seu conjunto único de estresses, eles conseguem evitar a ansiedade e a frustração de viver com um parceiro.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Hobbies e interesses

A solidão oferece muitas oportunidades para explorar coisas novas. Isso pode ser aprender uma nova habilidade, viajar ou experimentar diferentes hobbies. Os solteiros podem ter mais liberdade para entrar em experiências diferentes e aprender mais sobre si mesmos no processo.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Mente organizada

Um relacionamento pode ser mentalmente desgastante, de acordo com a especialista em relacionamentos Susan Winter. “A discórdia emocional pode consumir tudo, pois nos remove do momento presente e da situação presente”, diz Winter.

Enquanto isso, as pessoas preferem ficar solteiras porque isso clareia suas mentes para permitir novos pensamentos e sonhos. Em vez de se concentrar em outra pessoa, há tempo para respirar e refletir.

Melhor saúde

As evidências mostram que os solteiros fazem mais exercícios do que os casados. Um estudo publicado no Journal of Marriage and Family mostrou que os divorciados fazem mais exercícios do que os casados. No entanto, as pessoas que sempre foram solteiras fazem mais exercícios. Isso faz sentido, pois muitas pessoas solteiras seguem mais facilmente uma rotina. Eles têm a oportunidade de cuidar adequadamente de si mesmos, em vez de precisar se comprometer pelo bem de um parceiro.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Auto-suficiência

É óbvio que pessoas solteiras são mais autossuficientes. Suas vidas se tornam inteiramente próprias e eles sabem que ninguém é responsável por sua felicidade a não ser eles próprios. Os solteiros podem escolher adotar uma nova ambição ou estilo de vida, e não há ninguém para impedi-los. Eles são os mestres da responsabilidade e de tudo o mais que decidam buscar.

“É mais provável que você corra riscos, tenha aventuras e mais novidades em sua jornada”, diz o Dr. Niloo Dardashti, psicólogo e especialista em relacionamentos que mora em Nova York.

Trabalho significativo

Os solteiros costumam fazer muito para ajudar os outros e contribuir para a sociedade. Eles são ativos nas causas em que acreditam e são voluntários em organizações de caridade. As pessoas que optam pela solteirice também tendem a passar mais tempo cuidando dos pais idosos do que as pessoas casadas. Essas experiências ajudam pessoas solteiras a se desenvolver e aprender mais sobre o mundo, trazendo mais significado para suas vidas.

Relacionamentos ruins anteriores

Frequentemente, as pessoas precisam se curar após um rompimento ruim ou um relacionamento tóxico. É difícil pular para outro empreendimento romântico quando suas emoções ainda parecem cruas. Mas o medo de ficar sozinho nunca é uma razão para estar em um relacionamento. Quando as pessoas se encontram nesse padrão, elas preferem ser solteiras para se curar e recuperar o senso de identidade.

“Os melhores relacionamentos ocorrem quando você tem um bom entendimento de suas necessidades, desejos e valores”, diz a especialista em relacionamento Andrea Syrtash. “Ser solteiro permite que você se concentre nessas coisas. Ter essa confiança e autoconsciência acabará por servi-lo em todos os seus relacionamentos, não apenas nos românticos.”

Cuidados com a saúde mental

“A parceria pode ser maravilhosa”, diz Winter. “Temos alguém com quem compartilhar nossos altos e baixos, como eles fazem conosco. Mas quando somos solteiros, precisamos nos concentrar nas áreas de nossas vidas que precisam de atenção.”

E quando as pessoas lutam contra o vício ou problemas de saúde mental, elas precisam se colocar em primeiro lugar. O solteiros não precisam se explicar a ninguém, e os problemas mentais costumam ser difíceis de serem entendidos por outras pessoas, caso nunca os tenham experimentado. Ainda assim, os solteiros podem obter apoio de amigos e familiares enquanto enfrentam essas lutas em seu próprio tempo.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Desfrute de viver sozinho

Ser solteiro não significa estar sozinho. Em vez disso, muitas pessoas solteiras aprenderam a desfrutar da própria companhia e, ao mesmo tempo, se tornaram mais seletivas quanto aos amigos que mantêm. Como não estão desesperados por companhia, eles escolhem uma comunidade de pessoas que melhorem suas vidas e bem-estar. Muitas pessoas preferem ser solteiras porque apreciam o estilo de vida ao máximo. E viver sozinho traz muitas vantagens.

Foto: Reprodução Raw Pixel

Com informações de Mystical Raven
Bibliografia em Mystical Raven

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



LIVRO NOVO




A Soma de Todos Afetos
Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here