Garotinho paralisado por vírus aos 2 anos de idade consegue dar primeiros passos

Quando Josh Waterworth nasceu, os médicos o diagnosticaram bastante saudável, mas depois de dois anos, um vírus tomou conta de seu sistema imunológico, causando a paralisia de todos os seus membros. Encontrar a causa do problema não foi fácil e as previsões mais promissoras eram de que ele sobreviveria apenas em estado vegetativo. Felizmente, o pequeno Josh tem lutado mais a cada dia que passa, e hoje, seus pais comemoram que ele conseguiu dar seus primeiros passos novamente.

Josh tinha dois anos quando o ‘Enterovírus’, vírus semelhante ao da poliomielite, de repente começou a infectar seu sistema imunológico. Acredita-se que o contágio possa ter ocorrido por contato com uma superfície infectada, algo indetectável para qualquer pessoa. Os primeiros sintomas começaram em junho de 2016 e da noite para o dia seu mundo mudou completamente.

asomadetodosafetos.com - Garotinho paralisado por vírus aos 2 anos de idade consegue dar primeiros passos
Foto: PA Real Life

Karen Waterworth, sua mãe, achou que fosse um problema respiratório com febre, mas no dia em que seu filho não conseguia mexer o braço direito, ela o levou ao pronto-socorro, temendo o pior.

Após algumas horas, Josh teve que ser internado. O vírus detectado em seu corpo havia avançado rapidamente em apenas um fim de semana.

“Havia inflamação em toda a sua coluna. Foi tão chocante, não era apenas uma seção. Foi do topo, no tronco cerebral, até a espinha. Muito rapidamente, ele estava no suporte de vida. Ele não conseguia respirar, não conseguia nem mesmo levantar a cabeça. Ele estava completamente paralisado. Tudo o que ele podia fazer era mover os dedos esquerdos”, conta Karen Waterworth para Metro UK.

asomadetodosafetos.com - Garotinho paralisado por vírus aos 2 anos de idade consegue dar primeiros passos
Foto: PA Real Life

Só depois de algumas semanas a família foi autorizada a abraçar Josh novamente. Mesmo com suporte de vida, a criança começou a apresentar sinais de movimentos musculares e foi rapidamente submetida a exercícios de movimento. Partindo do pior prognóstico, Josh passou a mexer o braço esquerdo, o que foi um milagre para os médicos e a família.

Após um ano conseguiu deixar a unidade hospitalar e, já em 2019, Josh iniciou um processo intensivo de reabilitação, superando todos os prognósticos. Até a parte inferior de seu corpo estava completamente paralisada, mas sua cabeça e braços moviam-se com mais naturalidade, ganhando cada vez mais autonomia.

Com o tempo, o pequeno Josh conseguiu ficar de pé, mas sempre segurando com as mãos, embora não houvesse mais vestígios do vírus em seu corpo, as sequelas deixadas pela doença o impediam de andar.

Só neste ano de 2021 foi que Josh conseguiu seu maior feito: dar os primeiros passos na sala de fisioterapia sem se apoiar nas mãos. Essa descoberta permitiu aos médicos darem à família mais esperança de que uma recuperação total é possível, mas que as mudanças serão graduais.

asomadetodosafetos.com - Garotinho paralisado por vírus aos 2 anos de idade consegue dar primeiros passos
Foto: PA Real Life

Sua mãe diz que às vezes Josh fica incomodado ao ver irmãos e amigos jogando futebol, seu esporte favorito, mas todos eles o encorajam todos os dias.

Com informações de UPSOCL



LIVRO NOVO



Ana, 20 anos, estudante de Artes Visuais na UNESP de Bauru. Trago aqui matérias que são boas de se ler.

1 COMENTÁRIO

  1. Acredite nos médicos mas não totalmente. Nem mesmo eles podem saber o potencial de cada um, capaz de superar o insuperável, transpor o intransponível e vencer o invencível. Josh provou isso. Parabéns herói.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui