Conheça a livraria que reúne somente livros escritos por mulheres em São Paulo

A idealizadora da livraria “gato sem rabo”, Johanna Stein, é formada em Artes Plásticas e amante de literatura, ela conta que diversas viagens e as visitas a livrarias independentes a ajudaram a plantar a sementinha principal para o nascimento do espaço. Johanna também explica que o nome “gato sem rabo” é emprestado do ensaio “Um quarto só seu”, de Virginia Woolf:

“A personagem é surpreendida pela visão do gato no gramado; ele não devia estar ali, e ainda lhe falta uma parte. Com essa imagem, a escritora parece remeter ao estranhamento que as mulheres causam nos ambientes de produção intelectual. O nome da livraria é uma homenagem às mulheres que escrevem: animais estranhos e deslocados que, desfalcados de tempo, espaço e legitimidade, tiveram o atrevimento e a coragem de escrever – ou não encontraram outra saída senão essa.”, explica.

A proposta da “gato sem rabo” é ser um ponto de distribuição e apreciação de obras literárias escritas exclusivamente, colocando-as no centro do diálogo literário.

Além disso, Stein também deixou claro que outro fator decisivo para a criação do local foi a dificuldade de encontrar publicações de autoras em um único espaço físico em São Paulo. “Há dois anos venho conversando com pessoas do meio editorial e livreiros e formando o catálogo. As principais capitais do Brasil estão em uma retomada das pequenas livrarias, potencializando sua relação com o bairro, mas algumas reproduzem em boa medida o mesmo acervo, ao contrário do que acontece lá fora, onde as livrarias menores procuram ser especializadas.”, declara.

asomadetodosafetos.com - Conheça a livraria que reúne somente livros escritos por mulheres em São Paulo
Foto: Divulgação

O acervo que compõe a “GSR” foi criado em parceria com mais de 150 editoras e contempla 1.500 títulos de diversas áreas da literatura, de clássicos de ficção até filosofia, arte, ciência e literatura infanto-juvenil, dando ênfase à amplitude dessa produção.

asomadetodosafetos.com - Conheça a livraria que reúne somente livros escritos por mulheres em São Paulo
Foto: Divulgação

A livraria fica localizada na Rua Amaral Gurgel, no centro da capital, com 5 mil exemplares expostos nos seus 65 m². O local, além de servir como ponto reunião literária feita por elas, foi pensado também para acolher encontros em torno dos livros, como lançamentos, rodas de discussão e clubes de leitura. No futuro, haverá um pequeno café para acompanhar todos esses eventos.

Serviço

Horário: terça-feira a sábado, das 11h às 17h.
Email: [email protected]
Endereço: Rua Amaral Gurgel, 338 – Centro – São Paulo
Site: gatosemrabo.com.br (em construção)

Com informações de Mariana Belley, da CNN



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui