Quanto tempo leva para superar um amor?

No primeiro episódio da segunda temporada de “Sex and the City”, é lançada a seguinte pergunta: “Quanto tempo leva para esquecer um amor?” e Charlotte, uma das personagens, tem uma teoria: Leva-se metade do tempo que durou a relação. Miranda, porém, discorda. Ela teve um caso que durou pouquíssimo tempo, e, no entanto, fazem 2 anos que tudo acabou e ela ainda não o esqueceu.

Antes de tentar encontrar uma fórmula que determine o tempo que alguém vai permanecer em nós após o término, é preciso se perguntar: “você está realmente disposto a deixar esse amor morrer em você?” Pois, muitas vezes, a gente não quer esquecer; e se apega às lembranças e ao que sentiu como se essa fosse a única maneira de não deixar a história se evaporar por completo.

Você se apega ao que viveu e mantém as lembranças vivas como se isso te garantisse que, de alguma forma, a outra pessoa também fizesse o mesmo. É como se você acreditasse que seus pensamentos e os da outra pessoa estivessem ainda conectados de alguma maneira, e por isso você se lembra e não deseja seguir em frente, para que o outro também não se esqueça e não se desapegue da história de vocês. Porém, na prática, não é assim que funciona.

A verdade é que não existe um tempo certo, pré determinado, que possa ser estipulado como o tempo necessário para superar alguém. E também não se pode comparar a maneira como cada um decide seguir em frente, ou o jeito que cada um escolhe deixar pra trás. Cada pessoa marca a nossa vida de uma maneira diferente, única, e você pode muito bem superar rapidamente alguém com quem conviveu por anos, ao passo que pode levar anos para superar alguém com quem conviveu por dias.

O primeiro passo é não se cobrar tanto. Nem tentar camuflar o que está sentindo. Deixe a lembrança vir, acolha-a com serenidade e permita-se chorar se a emoção aflorar. Só tente não se apegar à dor. Nem alimente expectativas, esperanças, ou fique recapitulando situações. Apenas permita que a lembrança chegue, mas não se aproprie dela. Não carregue a história que se findou como um souvenir repleto de dor.

Respondendo à pergunta do título, não é possível determinar quanto tempo será necessário para você superar ou esquecer um amor. Isso porque cada um encerra seus ciclos de forma diferente, e algumas pessoas irão seguir em frente, virar a página, mudar completamente o rumo de suas histórias e, ainda assim, carregarão uma lembrança bonita dentro delas. Outras, se fecharão para novas experiências, mesmo que caminhos muito mais sedutores se apresentem à sua frente. Outras, ainda, seguirão novos rumos sem jamais olhar para trás, cientes de que “quem vive de passado é museu”.

Assim, se posso dar-lhe um conselho, não pare sua vida por um amor que não deu certo. Não se feche para novas oportunidades, vibre na frequência da prosperidade, carregue consigo lembranças boas do que foi vivido e não se apegue à elas com melancolia. Faça suas coisas, se dedique a você, toque sua vida e tente se aprimorar com as dores e decepções.

Talvez você se desapegue rápido, talvez não. Talvez você sofra no processo, talvez não. Pode ser que, nessa de você se ocupar, descubra um novo talento, e de um limão faça uma limonada! Mas torço para que, no final da jornada, você consiga amar de novo. E, mesmo que por dentro ainda carregue algo do passado, que seja um souvenir de alegria, que nas horas difíceis te faça companhia!

Compre meu novo livro “Textos para acalmar tempestades” aqui: https://amzn.to/3wikbwN



LIVRO NOVO



Fabíola Simões é dentista, mãe, influenciadora digital, youtuber e escritora – não necessariamente nessa ordem. Tem 4 livros publicados; um canal no Youtube onde dá dicas de filmes, séries e livros; e esse site, onde, juntamente com outros colunistas, publica textos semanalmente. Casada e mãe de um adolescente, trabalha há mais de 20 anos como Endodontista num Centro de Saúde em Campinas e, nas horas vagas, gosta de maratonar séries (Sex and the City, Gilmore Girls e The Office estão entre suas preferidas); beber vinho tinto; ler um bom livro e estar entre as pessoas que ama.

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu abri seu blog para ler algo que me ajudasse, que acalmasse meu coração. Para minha surpresa o tema era esquecer um grande amor, a minha batalha. Quando acho q consegui vejo q ainda falta. A saudade aparece de forma desconcertante. Eu tbm queria saber quando vou me entregar de novo, quando vou amar de novo ou vou carregar sempre o brilho dele comigo.

  2. Viver cada momento para si como se fosse o último é uma boa forma de tentar levar consigo o esquecimento do amor (passado), ou enganar-se. Vivo assim há anos cujo período já superou o tempo de relacionamento. Me bloqueei! Não percebi sorrisos, nem olhares, nem aromas… Deixe-os escapar. Ainda vivo submerso nesse amor, mas estou me dando a oportunidade de conhecer uma nova pessoa, buscando a ruptura do sentimento pretérito. Eis-me aqui para relatar que o fator superação é tão subjetivo quanto amar novamente, tal qual imaginar que o tempo é o pressuposto para ambos. Vivamos! O tempo não para.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui