Primeiro remédio no mundo sem testes em animais é enviado para aprovação nos EUA

Finalmente foi desenvolvido o primeiro remédio criado sem a necessidade testes em animais! O medicamento, criado para auxiliar no tratamento do câncer, teve o envolvimento de cientistas de Israel e chegou aos Estados Unidos para ser aprovado pela FDA, entidade parecida com a nossa Anvisa.

No lugar de usar animais em testes de laboratório, o método de teste usado pelo cientistas contou com um chip de simulação de órgãos humanos, capaz de acelerar o ritmo do desenvolvimento de novas drogas. Os resultados já foram publicados no conceituado periódico científico Science Translational Medicine.

“Até onde sabemos, esta é a primeira vez que uma droga está dando esse passo sem testes em animais, e a razão é que eliminamos essa necessidade usando nossa tecnologia de “humano em um chip””, revelou professor Yaakov Nahmias, principal autor do estudo, durante entrevista ao jornal Times of Israel.

Mais que isso: o novo tipo de teste além de preservar os animais, também é mais rápido e mais barato.

“Levar um medicamento ao ponto de testes clínicos normalmente leva de quatro a seis anos, centenas de animais e custa milhões de dólares. Fizemos isso em oito meses, sem um único animal e por uma fração do custo”, cravou o cientistas.

“Esta é a primeira demonstração de que podemos usar essa tecnologia para contornar experimentos com animais, e isso pode levar ao desenvolvimento de medicamentos mais rápidos, seguros e eficazes”, acrescentou Nahmias.

Se aprovado, o remédio abrirá precedente para que deixemos trás os testes de drogas em animais, hoje uma necessidade fundamental na aprovação de medicamentos.

Com informações Exame
Foto: Hebrew University/Divulgação



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui