Meteoro em forma de “bola de fogo” é registrado por câmeras em incrível espetáculo

Nada menos que 23 câmeras da BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – que fica em São Paulo, registraram a passagem de um meteoro, conhecido como ‘bola de fogo’ pelos céus do Brasil. E as imagens são um espetáculo único.

O meteoro rasante e bastante luminoso pôde ser visto esta semana em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, impressionando milhares de pessoas.

O fenômeno brilhante entrou em nossa atmosfera na última segunda-feira, 22 e chamou a atenção exatamente pela aparente “lentidão” e pelo brilho intenso com que passava.

O astrônomo Thiago Signorini, da UFRJ, define o bola de fogo como, basicamente, um meteoro que entra na atmosfera terrestre, ou seja “um fragmento de rocha do espaço ou pequeno asteroide”, que mede, em geral, alguns centímetros, tendo no máximo 1 metro.

Ainda segundo Thiago, a denominação do fenômeno foi dada assim por se tratar de algo “muito brilhante”.

“Isso acontece por causa do atrito do meteoroide, que viaja muito rápido, com a atmosfera. A estrela cadente, ou meteoro, é a mesma coisa. Os fireballs são só objetos particularmente brilhantes”, disse Thiago ao OGlobo.

O meteoro foi inicialmente identificado a partir de uma estação em Patos de Minas (MG), mas nem todos os equipamentos conseguiram registrar o evento por completo na hora.

O responsável pela estação, Ivan Soares, explicou que a aparente velocidade lenta do meteoro acabou enganando algumas das câmeras da Bramon, que são previamente programadas para evitarem filmar objetos que fogem do objetivo, como aviões e satélites, e por isso ao confusão.

Veja como esse espetáculo único:

Com informações Olhar Digital/O Globo
Foto: Observatório Pico dos Dias



LIVRO NOVO



Blog oficial da escritora Fabíola Simões que, em 2015, publicou seu primeiro livro: "A Soma de todos Afetos".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui