Japoneses regeneram cabelos com células-tronco e pode ter resolvido o problema da calvície

Esperança para quem luta contra calvície. Cientistas japoneses conseguiram fazer uma regeneração contínua de cabelos, tudo a partir de células-tronco.

Makoto Takeo e sua equipe de pesquisadores do Instituto RIKEN identificaram uma população crítica de células-tronco do folículo capilar na pele então foram capazes de desenvolveram uma fórmula para a regeneração cíclica do cabelo dentro do laboratório.

O estudo, que chega como esperança para quem sofre com a queda de cabelo já foi publicado na revista científica Nature no último dia 10 de fevereiro de 2021.

Os cientistas fizeram a coleta de pelos e células do bigode de camundongos e os cultivaram com outros “ingredientes” biológicos necessários.

Takeo e sua equipe testaram 220 combinações de substâncias, até encontrarem a combinação de um tipo de colágeno com cinco fatores, que ele próprio nomeou de “meio de cultura NFFSE” – o meio NFFSE levou à maior taxa de multiplicação de células-tronco num menor período de tempo, ou seja, o tratamento de regeneração capilar é possível dar certo, porque o pelo nasce, cai, e cresce de novo.

“Nosso sistema de cultura estabelece um método para regeneração cíclica de folículos capilares a partir de células-tronco de folículos capilares e ajudará a tornar a terapia de regeneração de folículos capilares uma realidade em um futuro próximo,” afirmou um dos cientistas, o professor Takashi Tsuji.

Com informações do Diário da Saúde e Nature
Foto: Interesting Engineering



LIVRO NOVO



"Cidadão do mundo com raízes no Rio de Janeiro"

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui